A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), apresenta nesta sexta-feira (27), no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, o lançamento do curta-metragem "Covato – Desenterre seus segredos" do cineasta santareno Emanoel Loureiro, à partir das 18h. A exibição do filme acontecerá também no sábado (28), no Terminal Fluvial Turístico (TFT).
O evento faz parte das ações de implantação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), no que se refere ao incentivo a cadeia produtiva do artesanato, visando a melhoria de renda de quem produz e vende, ampliando a oportunidade de novos negócios, através da formação de públicos para os espaços turísticos.
Cineasta, Emanoel LoureiroDe acordo com o cineasta, Emanoel Loureiro, o gênero do filme é o drama que se inspira em fatos reais que aconteceram em Santarém na década de 70, e narra a história de um coveiro que foi preso por cometer crimes vilipendiosos em cadáveres. "Além de abordar um drama vivenciado pelo personagem principal em sua infância e que o motiva a cometer crimes, o filme também traz uma sátira que lembra a atual conjuntura de corrupção evidenciada em nosso país", explica o cineasta.
A coordenadora do Cristo Rei, Elizângila Dezincourt, ressalta que o evento faz parte do planejamento das ações para a implantação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), principalmente no que se refere à dinamização dos equipamentos turísticos, sob a gerência da Semtur. "Um dos resultados mais importante das reuniões é a realização de um trabalho integrado nos espaços administrados pela secretaria municipal de turismo e a efetivação de uma agenda de eventos para os espaços. Este lançamento é a primeira ação, que contemplará dois espaços. Na sexta-feira, no Cristo Rei e no sábado no Terminal Fluvial Turístico."
Para o secretário de Turismo, Diego Pinho, a Semtur está cumprindo o papel de fomentadora da atividade turística, seguindo diretrizes do Plano Nacional de Turismo e do Plano Encontro que orienta ações integradas com as manifestações ligadas ao turismo, como o caso do cinema. "A cultura tem uma tradição simbólica dentro do turismo, onde o imaginário social se apropria do patrimônio cultural para uso turístico, não só das manifestações da música, da culinária regional ou mesmo da dança, mas também de outros aspectos da produção local inclusive o cinema", destacou.
O Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós é um equipamento turístico que está dentro da estratégia do desenvolvimento do Programa Gestão de Turismo do Plano Encontro, que tem por finalidade à exposição e comercialização do artesanato da região de Santarém e entorno.Cena do curta-metragem
Sobre o curta-metragem "Covato – Desenterre seus segredos"
Em 1977, o coveiro Antonio das Chagas é flagrado fazendo algo repugnante no cemitério da cidade de Santarém. Seu passado e presente são marcados por segredos inconfessáveis e sua prisão traz à tona antigos costumes do sistema penal brasileiro. Inspirado em fatos reais.
Acontecimentos reais acontecidos em Santarém e região são abordados no curta-metragem ficcional com duração de 15 minutos, com tensão e humor negro. Uma produção independente e solitária do realizador Emanoel Franklin Loureiro, que demorou quatros anos para ser concluída.
Por se tratar de um enredo de época, situado na década de 70, com locações por vezes muito distantes, todo o processo acabou sendo difícil e lento. Com ajuda de efeitos visuais de computador, a atmosfera antiga e alguns problemas técnicos de filmagem, conseguiram ser transpostos. Ressaltamos que todos os artistas envolvidos na produção são locais.