1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Cerest capacita profissionais quanto aos cuidados com a saúde do trabalhador da região
Cerest capacita profissionais quanto aos cuidados com a saúde do trabalhador da região Autor: Desconhecido

Cerest capacita profissionais quanto aos cuidados com a saúde do trabalhador da região

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Cuidados com a saúde do trabalhador geram benefícios tanto para empresas quanto para funcionários e...

Cuidados com a saúde do trabalhador geram benefícios tanto para empresas quanto para funcionários e garantem maior rentabilidade. Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional/Baixo Amazonas) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

O evento teve início na segunda-feira (10) e encerrou hoje (14), no auditório do Cerest em Santarém. O curso foi ministrado por dois facilitadores formados pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que vieram dos Estados do Acre e Amazonas para repassar as orientações aos participantes. O objetivo foi qualificar os profissionais, capacitando-os como agentes de vigilância em saúde do trabalhador.

Na avaliação do coordenador do Cerest em Santarém, Nilton Santos, a capacitação repassou boas orientações sobre como identificar situações de risco no ambiente de trabalho, bem como melhorar as condições de trabalho nos setores. "Tivemos aulas teóricas e práticas de vigilância em saúde do trabalhador, com inspeção de 3 locais diferentes. Isso, com certeza dá aos participantes uma noção melhor sobre o que devemos levar em consideração nas nossas inspeções, quando se trata de saúde do trabalhador. Foi um divisor de águas, nos dando uma visão mais qualificada para melhorarmos a saúde do trabalhador na nossa região", avalia.

Participaram do curso, além dos profissionais que atuam no CEREST local, os membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST) de Santarém, agentes da vigilância sanitária, sindicalistas, técnicos do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT do Hospital Regional e do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia – NHE do Hospital municipal de Santarém, bem como os profissionais da saúde e servidores públicos dos demais municípios sob a abrangência do CEREST.

Um dos participantes, Raniére Emin, que é técnico em segurança do trabalho no Hospital Regional do Baixo Amazonas, ressaltou a importância da capacitação, avaliando como positivo o envolvimento dos órgãos. "O Brasil é o quarto pais do mundo com maior incidência de acidentes de trabalho. Então, precisamos unir forças e envolver todos os órgãos competentes para minimizar esses números", ressalta.

Dos 20 municípios de abrangência do Cerest Santarém, 9 deles mandaram representantes para participar da capacitação. O coordenador da Vigilância Sanitária de Oriximiná, Gabriel Givone foi um deles. Ele explicou que a capacitação vai servir para nortear as ações do grupo de trabalho que ainda vem sendo montado naquele município. "A nossa equipe está começando a ser montada com profissionais já atuando nessa área, mas ainda sem muito alinhamento. Então, essa capacitação foi bastante útil para que a partir de agora possamos direcionar as nossas ações de vigilância em saúde do trabalhador no nosso município", conclui.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.