Mais de 65 mil alunos da rede municipal de ensino em Santarém retornaram às aulas nesta sexta-feira, 1º de março, dando início ao ano letivo de 2019. A abertura oficial ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Aeroporto Velho, e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, da secretária de Educação Mara Belo, famílias dos alunos e lideranças de comunidades. Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) também iniciaram o calendário escolar.
Nélio Aguiar orientou para que o trabalho do sistema municipal de ensino continue sendo feito de maneira integrada com gestores, educadores, alunos, família e a comunidade. "É muito importante o envolvimento da família como corresponsável no processo de formação e educação dos seus filhos. As crianças são sementes cultivadas hoje e que amanhã gerarão bons frutos. Os futuros mestres e progressistas da sociedade surgirão por meio da educação de qualidade. Temos a responsabilidade em construir uma boa base na educação infantil para que possa ser ponte de ingresso em boas universidades, ensino técnico ou superior", concluiu.
De acordo com a titular da pasta de Educação Mara Belo, para o primeiro dia de aula a equipe da Secretaria realizou um planejamento e organização para que tudo transcorre-se como programado no início do ano letivo. Equipes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram em algumas das instituições de cada uma das regiões escolares: cidade, planalto, rios e Umeis. "Foi um dia de acolhida, de abraço e de boas-vindas a todos os alunos. Lugar de criança é na escola. Na atual gestão a comunidade foi inserida para dentro da escola. A vinculação escola-comunidade faz uma grande diferença, evidenciada no número crescente de 300 para 700 alunos. Cada comunitário passa a se sentir parte do ambiente escolar e com isso a instituição se torna mais próspera e as pessoas passam a preservá-la mais porque se sentem agentes ativos desse ambiente", avaliou.
O diretor da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, João Magalhães, comentou a importância das presenças do prefeito Nélio Aguiar e da Secretária de Educação Mara Belo na programação de abertura do ano letivo 2019. Segundo ele, foi um momento oportuno para mostrar a comunidade que a escola está de portas abertas para receber os alunos e as famílias. "Hoje, para nossa surpresa compareceu um número expressivo de alunos em relação aos anos anteriores. Sinal de que a escola é valorizada e tudo isso é demonstrado com o trabalho de envolvimento de todos."
Brigadeiro Eduardo Gomes é uma escola de referência no bairro Aeroporto Velho, pois integra pais, alunos e comunidade em geral. "Nós abrimos nossas portas para a comunidade, para que participem do dia a dia da escola de maneira comprometida e responsável. Esse ano, a escola conta com 700 alunos distribuídos em 24 turmas", pontuou João Magalhães.
Educação Infantil
Em relação a voltas às aulas nas Unidades e Centros de Educação Infantil, o período é de adaptação, haja vista que os Cemeis estão recebendo crianças a partir de um ano de idade e os pequeninos precisam de pelos menos 15 dias para se adaptarem com a rotina de educação Infantil. A principal meta é cumprir o calendário letivo do dia 1º de março até 31 de dezembro, com a realização de todos os projetos de acordo com o planejamento para que se cumpra o que determina a legislação que normatiza a Educação Infantil.
A professora Aline Fernandes relatou que a zona urbana do município está organizada em quatro polos, onde estão distribuídos as 36 Umeis e Cemeis, com a oferta de formação continuada aos professores, levando em consideração a realidade de cada um. "Esse ano nós mudamos. Em vez de fazer um encontro com todos, partimos da realidade de cada polo com formação sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ética, entusiasmo e arte na educação infantil."
A professora Janice Diniz, coordenadora do Cemei Professora Maria Raimundo Pereira de Sousa, no bairro Nova República, disse que as atividades iniciaram com a presença dos pais e das 130 crianças matriculadas no período da manhã. Janice disse ainda que durante a quadra carnavalesca as atividades da Unidade ocorrerão normalmente. "Nós temos um compromisso muito grande com essas crianças e com as famílias, por isso, não haverá paralisação, a não ser na terça-feira (5), feriado de carnaval. Em 2019, o Cemei vai atender 230 crianças com idade de 1 ano e 3 meses a 5 anos de idade, distribuídas em dois turnos, sendo 130 crianças pela manhã e 100 no período da tarde."