4. Centro POP presta assistência a usuários em referência ao 19 de agosto
Centro POP presta assistência a usuários em referência ao 19 de agosto Autor: Desconhecido

Centro POP presta assistência a usuários em referência ao 19 de agosto

"O Centro Pop representa minha vida. Passei por uma mudança espetacular. Voltei a estudar, já faziam 9 anos que eu não estudava. Aqui me incentivaram, me deram força, apoiaram meus estudos. Quando cheguei aqui recebi amor, carinho, muita atenção e compreensão. Se não fosse o Centro Pop talvez eu nem estaria aqui hoje, falando com vocês." O desabafo é de Gleison Santos, usuário do Centro há dois anos, que na manhã desta sexta-feira (30) contou o relato na programação realizada pela Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro POP Dom Lino Vombommel pelo 19 de Agosto, "Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua".

A data faz referência ao episódio ocorrido há 15 anos, no dia 19 de agosto, na cidade de São Paulo, Praça da Sé, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas enquanto dormiam no local e outras oito ficaram gravemente feridas. Esse triste episódio ficou conhecido nacionalmente como o "Massacre da Sé" e representa até hoje uma das noites mais violentas para a população em situação de rua. Aliás, a referida data passou a ser um marco para essa população, não somente em alusão à memória das vítimas que perderam a vida, mas também para identificação de avanços alcançados desde então, bem como da contínua luta pela garantia de direitos, sendo considerada o "Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua".

Glaucya Fiori e Adriana EncarnaçãoA coordenadora do Centro POP, Glaucya Fiori, destacou a importância dos parceiros para que reflexões como essa possam acontecer de maneira a amparar os usuários. "Convidamos o Instituto e Barbearia Seu Carlos para fazer a barba e cabelos dos usuários, o grupo musical Regional Mocorongo da Secretaria de Cultura, a OAB por meio da advogada Janecy Pereira Alves para falar sobre os direitos da Pessoa em Situação de Rua e Política de Assistência Social, a equipe do Consultório na Rua que fez a aplicação de vacinas e testes de glicemia e contamos com a presença da equipe do Serviço especializado em Abordagem Social".

Glaucya destacou que o dia é para lembrar sobre a sensibilização com essas pessoas em situação de rua. "O centro presta atendimento diário para 20 pessoas disponibilizando um local para que possam lavar suas roupas, ter um momento de descanso, uma alimentação adequada, atividades lúdicas, de lazer, incentivo para a reinserção familiar, entrar no mercado de trabalho, a emissão de documentação e voltar a estudar".

"Atingimos o objetivo que foi buscar sensibilizar a todos quanto à luta desta população em prol de seus direitos e conquistas, principalmente, no âmbito social. Hoje, estiveram conosco 18 pessoas em situação de rua e percebemos em seus semblantes com barbas e cabelos feitos, após ouvir uma boa música que eles se sentiram muito bem. E isso é o que nos gratifica", pontuou a Coordenadora da Proteção Social Especial (PSE) Adriana Encarnação.

Gabriela Almeida participou como voluntária do Instituto e Barbearia Seu Carlos e contou sobre estar ali proporcionando ação de beleza para os usuários. "O nosso sentimento aqui hoje foi de cuidado. Muitos deles foram abandonados pela família pela sociedade também, e o nosso dever é cuidar, fazer com que eles possam se sentir bem com eles mesmos e a aparência conta muito e a gente trabalha com isso. Ouvimos as histórias deles e as vezes até nos identificamos com algumas que não são muito diferentes das nossas. Eles necessitam muito de carinho e atenção", destacou.