Na manhã desta segunda-feira (22) aportou no píer da Companhia Docas do Pará (CDP), o transatlântico Magellan, em rota direta, ou seja sem conexões, com estreia em águas brasileiras, e a primeira parada foi na Pérola do Tapajós. Aproximadamente 600 turistas das nacionalidades inglesa e holandesa, desses 128 estiveram nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), prédio público da Prefeitura de Santarém, administrado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc).
"Eles vieram atraídos pela biodiversidade, com ênfase nas florestas, nos rios, aqui tem o fenômeno do encontro das águas entre os rios Amazonas e Tapajós, e no Centro Cultural ficaram impressionados com os formatos diversos da cerâmica tapajônica da produção indígena da etnia Tapajó e muitos deles comentaram que já viram na internet, mas ver ao vivo é muito mais interessante a eles", repassou, o guia de turismo, Jackson Dezincourt.
Além do Centro Cultural João Fona, os estrangeiros estiveram na Igreja Matriz de Nsra. da Conceição, no Mercado do Peixe e encerraram na Casa da Farinha na região do Eixo Forte. A previsão de saída de Santarém, às 18 horas, o destino a cidade de Manaus (Amazonas) e depois retornará a Santarém, mas dessa vez ao balneário de Alter do Chão, no sábado (27), prevista a chegada às 08 horas.
O próximo, será o transatlântico Adonia, no dia 17 de fevereiro.