4. Cas/Caec e 8 Cras atendem beneficiários do BPC no último dia do ano
Cas/Caec e 8 Cras atendem beneficiários do BPC no último dia do ano Autor: Desconhecido

Cas/Caec e 8 Cras atendem beneficiários do BPC no último dia do ano

Cas/Caec atendeu os beneficiários que deixaram para fazer a atualização na última hora Mesmo sendo ponto facultativo decretado pelo Prefeito Nélio Aguiar, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) montou um esquema de atendimento para inclusão cadastral do Benefício de Prestação Continuada (BPC), nesta segunda-feira (31), no horário de 8h ás 14h.

Durante toda a manhã, o Cas/Caec teve bastante movimento assim como os 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Muita gente que deixou para a última hora teve a oportunidade de fazer a atualização exigida pelo governo federal.

A boa notícia é que foi publicada uma portaria do Ministério do Desenvolvimento Social, no dia 19 deste mês que, determina novas regras para os beneficiários do BPC. Depois do dia 31, haverá um cronograma para inscrição de acordo com a data de aniversário de cada pessoa.

Para os nascidos nos primeiros três meses do ano, as inscrições vão até 31 de março de 2019. Os que nasceram entre abril e junho terão até 30 de junho; os nascidos entre julho e setembro, até 30 de setembro; e os nascidos entre outubro e dezembro, até 31 de dezembro do próximo ano.

De acordo com a portaria, caso o benefício seja suspenso ele poderá ser reativado assim que a inscrição for identificada. O beneficiário receberá o valor referente ao período de suspensão. Caso perca o benefício, o prazo para regularizar a situação será de 30 dias e deverá ser feita no Cas/Caec ou em um dos oito Cras.

"Fizemos busca ativa aos beneficiários nas regiões de rios, planalto e cidade. Nossas equipes foram nas casas dos nossos usuários que são idosos e pessoas com deficiência. Só não conseguimos encontrar as pessoas que mudaram de seus endereços e não fizeram a atualização dos locais. Nós reconhecemos a importância de receber o valor mensal, pois algumas pessoas só contam com esse dinheiro para o sustento. Esperamos que nenhum benefício seja suspenso em 2019. Pedimos que fiquem atentos ao calendário de aniversário que o governo federal publicou e não deixem para a última hora", avaliou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.Cras Santarenzinho também atendeu a demanda dos beneficiários nessa manhã

Como se inscrever
Para realizar a inscrição, os beneficiários do BPC devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou o Cas/Caec e ter em mãos alguns documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG) e comprovante de residência. A inscrição também pode ser feita pelo responsável familiar, desde que leve os documentos de todas as pessoas que moram com o beneficiário.

O que é o BPC
O BPC tem o valor de um salário mínimo e é pago mensalmente a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem renda familiar de até R$ 238,00. Até o momento, mais de 3,1 milhões de pessoas já fizeram o registro no Cadastro Único do Governo Federal.