"Ação foi realizada após denúncia anônima. Toda a quantidade será destinada às instituições filantrópicas ao longo desta quarta-feira."
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), após denúncia anônima, apreendeu na manhã desta quarta-feira (30), uma carga com 50 pirarucus pesando o total de 1 tonelada, 304 mil quilos e 65 gramas em uma embarcação proveniente do município de Tefé (AM).
Segundo o fiscal ambiental da Semma, Vianey Lira, a equipe se dirigiu até a embarcação ancorada nas proximidades do Mercado do Peixe, orla fluvial de Santarém, e ao fazer a abordagem foi constatado que a carga não tinha os documentos necessários para comprovar a origem do pescado.
"O defeso do pirarucu segue até esta quinta-feira (31) e a infração ambiental se dá pelo fato dos responsáveis não terem a declaração de estoque e não apresentarem a origem do pescado com nota fiscal. Por isso, foi lavrado o auto de infração com multa que ainda deve ser calculada", informou o fiscal ambiental.
O pescado foi levado para o prédio da Semma onde foi pesado e definido a destinação. Devido ser um produto perecível, toda a quantidade será doada às instituições filantrópicas ao longo desta quarta-feira.
Para realizar denúncias, a população pode registrar o flagrante de qualquer crime ambiental com fotos, vídeos ou informar os nomes dos envolvidos à Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo número 3522 5452, ou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), ou no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), ou ainda acionar o Núcleo Integrado de Operações (Niop) pelo 190. A identidade do cidadão será mantida em sigilo absoluto.