4. CAPSad intensifica ações de prevenção ao suicídio em alusão a "Setembro Amarelo"
CAPSad intensifica ações de prevenção ao suicídio em alusão a "Setembro Amarelo" Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções.Amarelo é a cor da vida, da luz, do sol. A frase faz referência ao 'Setembro Amarelo', mês que busca a prevenção ao suicídio e carrega a sensibilidade de dar e compartilhar apoio as pessoas com saúde mental e bem-estar comprometidos por algum estado depressivo. Todos os anos, ações são feitas para dar força a campanha e integrando ao movimento, a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad 24h) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificará por todo o mês execuções que tenham por finalidade alertar, esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para debater o assunto, mudando a realidade atualmente imposta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda causa de morte que mais atinge os jovens de 15 a 29 anos no mundo. No Brasil, 32 pessoas se matam por dia. No mundo, há uma morte a cada 40 segundos. Ainda segundo a OMS, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas.

Programação
No dia 6 de setembro, o CAPSad vai realizar uma manhã de intensa programação voltada ao tema. O início é a partir das 8h30 da manhã, na sede do CAPSad em Santarém, localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, bairro Aparecida. Confira:

Durante todo o mês de setembro, as equipes do CAPSad estarão intensificando as ações junto aos seus usuários e familiares, desenvolvendo ações de prevenção ao suicídio.

Falar sobre as emoções ajuda
A coordenadora do CAPSad em Santarém, Karine Freire explicou que a intensão é realizar um grande movimento para mostrar que a prevenção é fundamental para reverter a situação em hoje se vive e a primeira medida preventiva é a educação. "É preciso perder o medo de falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações", ressaltou.

Ela informou que é possível prevenir o suicídio, mas para isso falar sobre os sintomas que podem surgir antes e durante uma intenção de suicídio é fundamental para que a pessoa busque ajuda. "Frases do tipo: - queria dormir para sempre; - queria desaparecer; - não aguento mais a minha vida; além de sinais como o isolamento, corte de planejamentos futuros, uso de substâncias psicoativas e mensagens de despedida são alguns pontos que merecem atenção", explica.

Por isso, as campanhas de prevenção são fundamentais e o Setembro Amarelo é uma boa oportunidade de conscientizar as pessoas e promover a discussão sobre o tema. Ainda segundo Karine Freire, o suicídio é uma realidade que não deve ser negada, mas sim tratada como um problema sério. "O pensamento suicida é algo humano, mas precisamos mostrar que sempre há uma saída e que tudo passa", finalizou a coordenadora.

Atuação do CAPSad
O CAPSad 24h é um serviço estratégico de política pública do Ministério da Saúde, disponibilizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para o cuidado, atenção integral e contínua às pessoas com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e de seus familiares.

Atualmente, o CAPSad vem atendendo 3.280 pacientes em Santarém. São cerca de 320 pacientes atendidos por mês. Os pacientes contam com atendimento multiprofissional com uma equipe composta por clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico em enfermagem, terapeuta ocupacional, sociólogo, pedagogo e farmacêutico. Os atendimentos no CAPSad são feitos diariamente, das 8h às 18h, inclusive aos finais de semana para acolhimento e cadastro de novos pacientes. Importante levar o cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

O CAPSad em Santarém fica localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, entre as Travessas 2 de Junho e Assis de Vasconcelos, no bairro Aparecida.