4. Campanha promove conscientização ambiental durante o Çairé 2017
Campanha promove conscientização ambiental durante o Çairé 2017 Autor: Desconhecido

Campanha promove conscientização ambiental durante o Çairé 2017

Campanha promove conscientização ambiental durante o Çairé 2017"Pense Verde. Preserve a Natureza" é o tema da campanha ambiental que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está desenvolvendo ao longo do Çairé 2017. A mobilização é executada pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Agência Distrital de Alter do Chão (ADA), Associação de Catraieiros de Alter do Chão e Associação de Lancheiros de Alter do Chão.

A campanha tem a participação de 15 acadêmicos dos cursos de Gestão Pública e Antropologia da Ufopa. Os estudantes e técnicos da Semma estão levando orientações e distribuição de material informativo a moradores e visitantes que estão prestigiando a programação do Çairé.

Para a coordenadora do Ciam, Sabrina Aguiar, a campanha é uma forma de levar a educação ambiental como um instrumento de sensibilização para que as pessoas possam ter ferramentas de como lidar com questões associadas à relação do homem e a natureza. “No Brasil, a educação ambiental é lei desde 1999. Trata-se de uma ferramenta primordial para a prevenção de danos ambientais, bem como para a melhoria da qualidade de vida, valorizando princípios éticos e de cidadania”, ressaltou Sabrina Aguiar.

A iniciativa também conta com a ajuda de 100 catraieiros e 42 lancheiros que realizam transporte fluvial de visitantes em Alter do Chão. Os trabalhadores receberam camisas e bonés para propagarem a mensagem de conscientização ambiental aos turistas e moradores que utilizam as embarcações para passeios na vila.

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve na vila entregando os kits aos associados que trabalham com catraias e lanchas. “Com o uniforme, a gente consegue atingir não só a padronização, mas também levarmos a mensagem de preservação ambiental. Os turistas irão observar que precisam também respeitar e ajudar Alter do Chão a continuar limpa e bonita", destacou.

Além disso, Semma e Semap realizaram, na abertura da programação, a distribuição de 220 mudas de plantas entre espécies frutíferas, ornamentais e de sombreamento. A mobilização pretende ser permanente.