Uma caminhada e uma blitz na orla da cidade marcaram o encerramento da programação municipal “Outubro Rosa” de prevenção e combate ao câncer de mama. A programação, que iniciou no último dia e encerrou na noite desta sexta-feira (11), foi promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A caminhada partiu por volta das 17h30 da Praça das Flores até a orla da cidade e contou com a participação de profissionais que atuam na saúde em Santarém, estudantes de instituições de ensino, e ainda com a presença da secretária municipal de saúde, Dayane Lima, que puxou a caminhada com muito envolvimento e animação.
Já na orla, equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estudantes do Centro de Ensino Profissionalizante Esperança (CEPES) e demais profissionais da Divisão Técnica (DT) da Semsa estiveram realizando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, verificação de pressão arterial, atendimento psicológico e educação em saúde aos que prestigiaram o evento. Uma blitz educativa, com distribuição de folders, foi realizada em frente ao Terminal Fluvial Turístico (TFT). Um aulão de zumba animou os participantes.
Outubro é considerado o mês de prevenção e combate ao câncer de mama, chamado Outubro Rosa. O tema da programação municipal deste ano foi: “Caia de peito nessa luta”, com o objetivo de incentivar as mulheres aos cuidados com a saúde, ajudando a conscientizá-las a respeito da prevenção, diagnóstico precoce e, também, com a desmistificação da doença.
A secretária de saúde, Dayane Lima, avaliou como muito positiva a campanha, destacando que uma das iniciativas deste mês, para incentivar a prevenção do câncer de mama durante o Outubro Rosa, é dobrar o número de mamografias disponibilizadas pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher.
"Tivemos uma programação bastante diversificada com muita educação em saúde, orientação e incentivo aos cuidados com as mulheres santarenas. Também aumentamos o número de mamografias na Casa da Mulher, passando de 200 para 400 este mês e vamos continuar aumentando esse número para diminuir a demanda reprimida de mamografias até o final do ano na cidade. Queremos com isso garantir às nossas mulheres atendimento, assistência médica e suporte emocional, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de qualidade", destacou a secretária.
Vale ressaltar que as ações dedicadas à disseminação de informações sobre os direitos e a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher devem continuar sendo intensificadas por todo este mês de outubro, em todas as unidades de saúde do município. Até o final do mês, serão desenvolvidas programações diversas que incentivem a atenção e o cuidado com as mulheres por conta do Outubro Rosa.