Intervenções ambientais para o Çairé deste ano foram apresentadas e discutidas durante encontro realizado na noite desta terça-feira (29), no Conselho Comunitário de Alter do Chão (CCA). A reunião foi entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), e lideranças comunitárias da vila balneária.
O presidente comunitário do Conselho, Carlos Santos, ressaltou que Alter possui uma faixa de 7 mil habitantes, há finais de semana que o número passa para aproximadamente 10 mil com a presença de visitantes, e com a realização do Çairé o número fica bastante elevado o que trás preocupação aos moradores quantos às questões ambientais.
"Alter do Chão é o local que tem coleta de lixo diária, mas existem as situações atípicas, há visitantes que não respeitam o espaço. Vem aqui para se divertir e acham que não tem responsabilidade de guardar o seu lixo, ou escutar um som em volume que não vá agredir os ouvidos das pessoas", alertou Carlos Santos.
A secretária de Meio Ambiente, Vânia Portela, explicou que as ações estão sendo planejadas, uma vez que estão previstas intervenções de educação ambiental alertando as pessoas para os cuidados com a destinação correta do lixo, evitar a poluição sonora, queimadas e veículos nas praias.
"A campanha terá como tema 'A praia é nossa. O lixo é seu'. Vai tratar principalmente temas de cuidados com os resíduos, mas vamos abordar com os visitantes e moradores todos os assuntos referentes aos problemas ambientais. O turista pode ir curtir o Çairé, mas também precisa ter a responsabilidade com o lugar que é nosso", destacou Vânia Portela.
Saiba Mais:
As intervenções ambientais serão trabalhadas de forma integarda com as demais secretarias quando vão ser realizadas coletas de lixo, distribuição de lixeiras ecológicas, material informativo sobre os cuidados com o meio ambiente e a conversa corpo a corpo desenvolvida por educadores ambientais.
A campanha também pretende contar com a participação de 200 pessoas que trabalham com os serviços de catraia, lancha e barraca. Usando camisas com mensagens ambientais, os trabalhadores vão ser multiplicadores de informações para os cuidados com as belezas naturais de Alter do Chão.