1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Blitz divulga canais para denúncias de enfrentamento ao trabalho infantil e a violência doméstica
Blitz divulga canais para denúncias de enfrentamento ao trabalho infantil e a violência doméstica Autor: Desconhecido

Blitz divulga canais para denúncias de enfrentamento ao trabalho infantil e a violência doméstica

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Condutores de aproximadamente mil veículos que iam ou voltavam da Vila Balneária de Alter do Chão pa...

Condutores de aproximadamente mil veículos que iam ou voltavam da Vila Balneária de Alter do Chão para curtir o Çairé 2018 receberam na tarde de sábado (22) informações e kits a respeito das Campanhas 'Brincar, Estudar, Viver. Trabalhar só quando Crescer' de enfrentamento ao trabalho infantil e 'A mão que faz carinho pode ser a mesma que agride' de violência contra a mulher. A ação que durou cerca de uma hora é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social e Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), Ministério Público do Pará (MPPA), Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará e da Delegacia da Mulher (Deam).

Cada kit distribuído continha uma viseira, chaveiro, ímã de geladeira, revista educativa, lixocar e adesivos com os canais para denúncias dos três Conselhos Tutelares da cidade, do Disque 100 – que recebe denúncias de violações dos direitos da criança e do adolescente e Trabalho Infantil – e também foi divulgado o 180 – Canal de denúncia de violência Contra a Mulher.

A Campanha 'Brincar, Estudar, Viver. Trabalhar só quando Crescer' de enfrentamento ao Trabalho Infantil está na terceira etapa. Começou a ser trabalhada em fevereiro deste ano, durante o Carnaval e em 12 de junho foi lançada a segunda etapa. É desenvolvida pela equipe das Ações Estratégicas de Erradicação ao Trabalho Infantil (Aepeti) equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Semtras em parceria com o Ministério Público do Trabalho.Secretária Celsa Brito, equipe do Centro Maria do Pará e investigadoras da Deam em ação das Campanhas

E a Campanha de violência contra a mulher "A mão que faz carinho pode ser a mesma que agride" é uma realização do Tribunal de Justiça (TJPA) e Ministério Público do Pará (MPPA) com apoio da Prefeitura por meio da Semtras, Centro de Referência Especializado de Atendimento á Mulher - Maria do Pará e da Delegacia da Mulher (Deam).

"A blitz foi um sucesso. Foi muito positiva, nós explicamos aos condutores sobre a campanha e todos aceitaram nosso kit com os números dos conselhos tutelares que é o objetivo da nossa campanha, divulgá-los para que eles façam denúncias quando presenciarem violência contra esses dois públicos", avaliou a coordenadora do Aepeti Carise Pedroso.

Assessora Técnica dos Conselhos Roseane Matos, Conselheiro Tutelar Carlo Fabricação, Secretária Celsa Brito e Assessora Técnica Roselene AndradeCarlo Fabrício Castro e Silva do Conselho Tutelar III acompanhou a blitz e avaliou a divulgação dos contatos telefônicos dos Conselhos da cidade. "Eu não digo só o Aepeti, mas acho que todos os órgãos de proteção a criança e ao adolescente deveriam fazer esse trabalho de prevenção. É um trabalho muito importante para diminuir situações que possam acontecer no futuro."

Duas investigadoras da Deam participaram da blitz com a equipe do Centro Maria do Pará. A investigadora Clívia Danielle Navarro de Oliveira falou sobre a divulgação dos canais para denúncia. "Acho muito importante esses tipos de ações, porque vemos que essas violências infelizmente são crescentes. Inclusive os números de registros na delegacia são grandes e é muito importante conscientizar a população de que criança não trabalha e violência doméstica é crime. Que todo mundo esteja atento, que todo mundo denuncie", destacou.

Secretária Celsa Brito participou durante toda a ação da Blitz A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito acompanhou a blitz participando da entrega dos kits e divulgação das campanhas. "Conseguimos ter uma boa receptividade na abordagem das pessoas para fazer a orientação. É essencial que as denúncias cheguem até os conselhos tutelares para que possam realmente fazer os devidos esclarecimentos e assim combater essas violações de direitos", pontuou a secretária que aproveitou para agradecer as importantes parcerias do Ministério Público do Trabalho, do Tribunal de Justiça e Ministério Público do Estado.

A blitz contou com o apoio de aproximadamente 40 colaboradores dos equipamentos da Semtras, da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial e também do Secretário de Turismo Diego Pinho que com toda sua equipe aproveitou a ocasião para também distribuir aos condutores um fôlder com os atrativos turísticos de Santarém.Secretário de Turismo Diego Pinho também participou da atividade e aproveitou para divulgar informativos sobre o turismo de Alter do ChãoCelsa Brito e equipe do Aepeti

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.