Além da vacina tetra viral também foram disponibilizadas diversas outras vacinas
Duzentas e sessenta doses da vacina contra o sarampo foram utilizadas durante o dia D da campanha em Santarém, que ocorreu no último sábado, 29 de junho. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (1) pela Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Santarém.
Além dos stands montados na Praça da Matriz, outras 30 Unidades Básicas de Saúde também funcionaram no último sábado para vacinar o público alvo da campanha, jovens de 15 a 29 anos de idade.
O resultado superou a expectativa da coordenadora da equipe de enfrentamento do sarampo da Divisa, enfermeira Edna Gadelha. "Muitos jovens que nos procuraram para se vacinar, além de tomarem a vacina contra o sarampo também aproveitaram para tomar outras vacinas e assim atualizamos a caderneta de vacinação desses jovens, já que esse é o objetivo da campanha", salientou.
Além da vacina tetra viral, que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola, também foram disponibilizadas diversas outras vacinas, dentre elas HPV (papilomavírus), influenza (H1N1) e meningite. O objetivo é atualizar a situação vacinal da população alvo, considerando as baixas coberturas e a situação epidemiológica local.
Com os dados do dia D, desde o início da campanha que iniciou no dia 10 de junho até agora, já foram vacinados 701 jovens dentro do público alvo da campanha, número muito abaixo da meta da campanha que é vacinar 56 mil pessoas de 15 a 29 anos em Santarém.
A vacinação contra o sarampo será intensificada até o dia 12 de julho, data final da campanha em Santarém. A vacina já é rotina nas Unidades de Saúde do município, portanto após a campanha, ela vai continuar sendo disponibilizada à população.