1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Aula inaugural marca início de Projeto Musical para crianças do Porto dos Milagres
Aula inaugural marca início de Projeto Musical para crianças do Porto dos Milagres Autor: Desconhecido

Aula inaugural marca início de Projeto Musical para crianças do Porto dos Milagres

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A musicalização favorece o aprendizado e pode ser um excelente recurso didático na educação infantil...

A musicalização favorece o aprendizado e pode ser um excelente recurso didático na educação infantil. Desta forma, 25 crianças, na faixa etária de 7 a 10 anos, estudantes da Escola Municipal Irmã Leodgard, da área do Porto dos Milagres no bairro Uruará, foram inseridas neste sábado (4), no projeto musical do Instituto CR que será realizado todos os sábados, das 8h ás 11h.

A ideia de inclusão das crianças, em situação de vulnerabilidade social, foi do Juiz do Trabalho Marcos Cezar Moutinho da Cruz e será executado em parceria intersetorial com a Prefeitura de Santarém por meio das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e Educação (Semed), e a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), Ministério Público do Trabalho (MPT), 2ª Vara do Trabalho de Santarém e o Instituto CR.

Inicialmente, as crianças foram animadas pelo projeto 'Criança Não Trabalha' que levou o grupo  ‘Trup’ para  de forma divertida falar sobre como será a vida delas a partir de agora.

A aula contou com presenças importantes como o do idealizador do projeto, juiz titular da vara do trabalho de Santarém Marcos Cezar Moutinho da Cruz; a procuradora do trabalho Marcela Guimarães; o prefeito Nélio Aguiar; o vice-prefeito José Maria Tapajós; a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a assessora de planejamento da Semtras Roselene Andrade; a coordenadora e professora do Projeto Musical do Instituto Cr Monique Paixão; representando a secretária municipal de educação Mara Belo a senhora Claíde Marques de Azevedo e a coordenadora da equipe das Ações Estratégicas do enfrentamento ao Trabalho Infantil (Aepeti) Carise Pedroso.

Juiz do Trabalho Marcos Cezar "Essa ideia foi seguindo o projeto em âmbito nacional desenvolvido pela desembargadora do Trabalho, Zuíla Dutra, natural de Santarém gestora nacional e coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, e pela coordenadora regional do programa a juíza do trabalho, Vanilza Malcher e percebemos que em Santarém também podíamos trabalhar algo a respeito. Procurei uma escola onde houvesse os maiores índices de vulnerabilidade referente ao trabalho infantil a partir daí comecei a fazer visitas e buscar como poderíamos fazer e graças a Deus conseguimos uma parceria com os supermercados Cr que tem essa responsabilidade social por meio do instituto Cr que forneceu para o projeto 30 vagas para musicalização e ensino de canto coral e buscamos parcerias com o Ministério Público e com a prefeitura de Santarém a viabilidade desse projeto. Espero que isso frutifique, porque música e educação toda criança tem de ter acesso", pontou o juiz do Trabalho Marcos Cezar Moutinho da Cruz.

Procuradora Marcela GuimarãesA procuradora do trabalho Marcela Guimarães comentou sobre a importânciada inclusão. "Esse trabalho é de extrema importância e nós do Ministério Público do Trabalho (MPT) estamos muito felizes com seu início. Acreditamos que as crianças vão aproveitar bastante a oportunidade fazendo com que elas estejam mais capacitadas para buscar a realização de seus sonhos e estejam livres das chagas do trabalho infantil", comemorou a procuradora.

O prefeito Nélio Aguiar destacou que o enfrentamento ao Trabalho Infantil segue uma norma não só nacional, mas mundial e acompanha o que rege a carta magma da constituição de 88 visando a proteção das crianças, idosos e mulheres. "Só envolvendo a própria família nessa tarefa para conseguirmos erradicar o trabalho infantil, principalmente nessa área do Porto dos Milagres que existe um número maior de vulnerabilidade. A gente enquanto governo e a família enquanto família devemos nos preocupar em garantir os direitos das crianças e que elas possam ter uma infância feliz estudando e brincando e não trabalhando, apenas na idade certa".

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito lembrou que desde o início do atual governo foram realizadas importantes ações no Porto dos Milagres. "Hoje estamos dando um passo concreto por meio do Juiz do Trabalho Marcos Cezar Coutinho, o ministério Publico Trabalho; apoio do Instituto Cr em parcerias importantes vamos avançar cada vez mais nesse enfrentamento ao trabalho infantil em nosso município".

Carise Pedroso coordenadora da Aepeti A coordenadora da Aepeti, Carise Pedroso, avaliou ser um projeto importante que vai beneficiar as crianças em vulnerabilidade social, que são filhas de pescadores, vendedores da área do Porto dos Milagres. "Foi bom conhecer essas famílias e elas puderam saber exatamente como ocorrerão essas aulas de musicalização".

A autônoma Edisandra Parente Lage, mãe de 5 filhos e moradora da área contou que um de seus filhos vai participar do projeto. "Essa é uma oportunidade que poderá ofertar um futuro melhor para minha filha já que ela gosta muito de cantar e quem sabe um dia ter sucesso no ramo."

Monique Paixão A coordenadora do Instituto Cr Monique Paixão explicou que o projeto irá inserir as crianças no universo musical por meio da musicalização através do canto coral e após essa iniciação poderão ser inseridas no estudo de um instrumento musical e quem sabe futuramente participar da orquestra Infantil Juvenil do instituto.

O projeto 'Criança Não Trabalha' irá acompanhar as crianças todos os sábados em que forem ao instituto.

Leia também:

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.