1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Artista paulista destaca atrativos culturais históricos de Santarém em pintura sobre tela e azulejo
Artista paulista destaca atrativos culturais históricos de Santarém em pintura sobre tela e azulejo Autor: Desconhecido

Artista paulista destaca atrativos culturais históricos de Santarém em pintura sobre tela e azulejo

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Turistas estrangeiros em visitam ao acervo públicoNa Galeria de Exposições Temporárias do Centro Cul...

Turistas estrangeiros em visitam ao acervo públicoNa Galeria de Exposições Temporárias do Centro Cultural João Fona (CCJF), prédio da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Cultura (Semc), iniciou na tarde de segunda-feira (21) a exposição "As Margens do Tapajós". As técnicas usadas na pintura a óleo em tela e de sublimação pelo artista paulista Marcelo Fernandes Domingues despertou a curiosidade dos visitantes. Um curta-metragem com a duração de 15 minutos abriu o evento e contou com um público diversificado.

Marcelo Domingues explica a professora de artes Enne Lopes sobre a técnica utilizadaA professora de Arte do Colégio São Raimundo Nonato, Enne Lopes, prestigiou a exposição com o propósito de ampliar o conhecimento na área. "A técnica da sublimação é a primeira vez que vejo, a de tinta a óleo em tela eu já havia contemplado. O que me chamou a atenção foi a temática histórica de Santarém em paisagens antigas com o misto do antigo e contemporâneo. Além da questão da valorização da arte, a exposição nas mostras revelam detalhes da origem da nossa cidade, da nossa cultura como a Busca dos Mastros do Çairé. O trabalho é de grande relevância", destacou a docente.

A aposentada Cleonice Serrão, natural de Manaus (AM), está visitando Santarém pela primeira vez e incluiu o Centro Cultural João Fona na rota de visitas. "O prédio é muito bonito, relembrou minha infância na comunidade de Purupuru no Amazonas. Há muita semelhança com os vasos que achávamos enterrados. Achei importante o espaço destinado a diferentes artes. Maravilhoso o trabalho do artista de São Paulo. Interessante também a filmagem que relata detalhes de que como ele produziu a peças", disse.Na foto o artista Marcelo Domingues, o Sec. Mun. de Cultura Luis Alberto Figueira e a chefe da seção de atendimento ao turista Patrícia Chaves

"O dinamismo das exposições na galeria sempre é um atrativo a mais para os visitantes e principalmente para os artistas. Cada vez estão nos procurando pela qualidade do espaço e a visibilidade proporcionada da divulgação e comercialização das produções", detalhou a Chefe da Seção de Atendimento ao Turista do CCJF Patrícia Chaves.

Público prestigia primeiro dia de exposiçãoO artista Marcelo Fernando Domingues comentou sobre a importância do apoio do governo municipal a arte. "Os artistas sempre tem muitas produções e projetos, mas não tem o espaço e meios de mídia para externar o trabalho. O suporte da Semc incentiva o criador a produzir mais, fomentando o educativo e impulsionando a investir em pesquisa", informou.

Sobre a Exposição "As Margens do Tapajós"
A criação é composta por 15 peças, 6 telas de pintura a óleo sobre tela e 9 trabalhos na técnica de sublimação em azulejo. Tem como base imagens das paisagens de Santarém, incluindo diferentes períodos históricos e culturais do município. As fontes das imagens foram de fotografias, pinturas antigas e atuais.

O artista segue uma trajetória figurativa influenciada pelo cotidiano das imagens e movimentos que ocorrem às margens do rio Tapajós. A paisagem aparece assim, como um manifesto dos fenômenos humanos e sociais, da interação da natureza e da cultura, do econômico e do simbólico, do visível e do invisível, do corpo e do espírito, da complexidade de uma realidade, que convida a articular os aportes das diferentes manifestações dos seres humanos e seu tempo.

Turistas estrangeiros também estiveram nas dependências do prédio histórico. Eles vieram a bordo do transatlântico Aurora, que integra a Rota Turística Internacional 2018-2019. O Secretário Municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira esteve presente na abertura. A exposição "As Margens do Tapajós" encerrará no dia 22 de fevereiro.

Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93) 99179-4634 / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.