4. Artesãos participam de palestra sobre qualificação de produtos para exportação
Artesãos participam de palestra sobre qualificação de produtos para exportação Autor: Desconhecido

Artesãos participam de palestra sobre qualificação de produtos para exportação

Palestra capacitou artesãos da região para valorização do produto no mercado de trabalho A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realizou na manhã desta segunda - feira (18), no auditório do Centro de Informação e Educação Ambiental (Ciam), uma palestra com o tema "Qualificar para Exportar" para os artesãos que participam da programação da Semana do Artesanato do município.

A palestra foi ministrada por técnicos do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que presta assessoria de caráter estruturante a diversos setores e de reforço da base exportadora no Brasil, tendo um trabalho voltado parra o estímulo a competitividade e promoção da cultura exportadora nas empresas, qualificando e ampliando mercados para as indústrias iniciantes em Comércio Exterior.

Técnica extensionista do PEIEX, Kelly Adriana Ferreira foi uma das ministradoras da palestraA técnica extensionista do PEIEX, Kelly Adriana Ferreira, informou que a palestra é um despertar para que o artesão perceba que existe um grande potencial no artesanato local, com capacidade para ganhar novos mercados, principalmente no exterior. "É muito importante o acesso à informação, eles acreditam no seu produto e nós conseguimos apresentar a eles que existe um mercado enorme, que ainda não conhecem esse produto e que pode se apropriar dele a partir do momento que a apresentação dele for bem trabalhada e a formação de preço for bem conduzida. O mercado exterior é enorme e temos a oportunidade de expor com mais facilidade esse produto lá fora mediante o programa de Qualificação para Exportação que ajuda a preparar o negócio, preparar o artesão, fazer com que ele perceba que esse produto é um negócio e essa qualificação é o primeiro passo para levar o produto para a comercialização no exterior", explicou.

Lúcia Melo, da Arte e Cultura Brasil ressaltou a importância da palestra para enriquecimento cultural do artesanato A artesã Lúcia Melo Garrido, da Arte e Cultura Brasil, que trabalha com fibras regionais sementes, couro e metal reciclado e já expôs seus produtos em mercados internacionais, falou da importância da palestra para a busca de mais qualidade para seus produtos. "Com as informações repassadas nessa palestra vamos enriquecer mais ainda nosso produto, melhorar ainda mais nossas embalagens. Hoje está muito fácil, temos mais ajuda para melhorar nosso negócio, temos mais oportunidades, pois nós que trabalhamos com arte, precisamos desse apoio. Meus produtos são reconhecidos em Israel, Chile, Bolívia, Guiana Francesa quando tive ajuda do Sebrae, Banco do Brasil e alguns empresários. Essa palestra está sendo boa, pois nos dá uma nova visão de como embalar, como me apresentar, como divulgar melhor meu trabalho nas feiras e em diversos eventos", destacou.

Cassiano Ribeiro também aproveitou para ampliar seus conhecimentos com a capacitaçãoPara Cassiano Figueiredo Ribeiro, da assessoria da Cooperativa Puxirum, a palestra é uma oportunidade para a conquista de novos mercados e a efeitva geração de renda para os artesãos. "É uma oportunidade única. Primeiro porque o nosso artesanato tem um potencial muito grande, a exemplo da Cerâmica Tapajônica que é reconhecida mundialmente por sua história milenar da representação de um povo que viveu aqui na Amazônia e pela originalidade dos produtos. Com toda a sua criatividade latente, temos um produto único e isso tem muito valor no mercado, então esta palestra vem para dar o passo a passo de como alcançar novos mercados. Isso é importante para a geração de renda dos artesãos como um todo", ressaltou.

O secretário de Turismo Diego Pinho, endossou que tais eventos são fundamentais para a mudança de consciência dos artesãos, pois palestras dão subsídios para demonstrar o quanto os produtos dos artesãos santarenos são valorizados no mercado externo. "Sabemos que muitos turistas vêm a Santarém e levamos nossos produtos para seus países de origem, pela peculiaridade, originalidade e toda história que contêm em cada peça do nosso artesanato. A palestra vem de encontro com a valorização não só dos produtos, mas de quem produz, o nosso artesão, que hoje, recebeu informação de como ele, com as técnicas apresentadas pelas assessoras da PEIEX, podem vislumbrar a conquista de novos mercados no comercio exterior."

A PEIEX se colocou a disposição dos artesãos no apoio de mais esclarecimentos sobre diagnósticos para o conhecimento da potencialidade de cada produto, além de repasse de informações das formas de acesso ao mercado exterior.