1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Apresentado modelo de gradil e cova para arborização de passeio público
Apresentado modelo de gradil e cova para arborização de passeio público Autor: Desconhecido

Apresentado modelo de gradil e cova para arborização de passeio público

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Modelo de arborização de passeio público foi apresentado já com os critérios de implementação corret...

Modelo de arborização de passeio público foi apresentado já com os critérios de implementação corretaUm tipo de cercado e cova foram apresentados na manhã desta quinta-feira (31) no Parque da Cidade como modelo para a arborização de passeio público das ruas do município.

A atividade que faz parte do I Workshop do Projeto Floresta Urbana é uma realização da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra) e Educação (Semed), em conjunto com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Centrais Elétricas do Estado do Pará (Celpa).

O padrão é previsto pelo Código de Postura do Município, Lei nº 19.207/2012, pelo Termo de Ajuste de Conduta (TAC) nº 0001/2016 da 11ª Promotoria Jurídica do Ministério Público do Pará (MPPA), e pela Lei das Calçadas nº 20.506/2018, que observam a Norma Brasileira nº 9.050 (NBR 9.050), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

"Aqui foi feito um modelo que atende a legislação vigente. É estabelecido para árvores de pequeno a médio porte, sendo uma cova com abertura de 70cmX70cm, tem gradis de madeira triangular com até 1 metro de altura e deve ser implantado na faixa livre da calçada. O modelo vai permitir a espécie se expandir, crescer e também absorver normalmente a água da chuva", informou o Mestre em Florestas Tropicais Everton Almeida.

A ideia é que quando o plano seja executado, a população possa adotar uma ou mais árvores a serem implantadas nas calçadas e avenidas das imediações de sua casa. O cidadão receberá todas as orientações, poderá ajudar no desenvolvimento das espécies e o acompanhamento dos órgãos ambientais.

"Para questões paisagísticas é sugerido a implementação de espécies como os ipês por apresentarem floração que produzem belas imagens e o tronco que ocupa pouco espaço. Além deles, podemos sugerir o pau-preto, pau-brasil e os oitís que são os tipos mais comuns conforme o levantamento realizado na cidade. Também queremos implantar o pará-pará que é uma espécie nativa e de floração atrativa. Nada impede que sejam plantados tipos que ofertem frutos pequenos", contou Everton Almeida.

Saiba mais:

Dentre outros critérios que devem ser obedecidos para plantio de árvores em ruas e avenidas, as covas devem guardar distância mínima de quatro metros de distância de postes, um metro de distância da entrada de garagens, a dois metros de bueiros, a 60 centímetros de tubulações subterrâneas e a dois metros de distância de esquinas.

No planejamento de plantios em frente a lotes vagos, as mudas devem ser colocadas a quatro metros de distância dos limites, evitando problemas futuros com o acesso à edificação.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.