4. Após adesão, equipe da Prefeitura de Santarém recebe capacitação sobre o Programa Cidades Sustentáveis
Após adesão, equipe da Prefeitura de Santarém recebe capacitação sobre o Programa Cidades Sustentáveis Autor: Ronaldo Ferreira

Geisa de Oliveira
17 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) serão trabalhados à partir de agora.

A Prefeitura de Santarém aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis e durante a última sexta-feira, 17, realizou no auditório do CIAM, uma capacitação ministrada por Zuleica Goulart, coordenadora do programa Cidades Sustentáveis.

Zuleica destacou que o Índice de Desenvolvimento Sustentável da Cidade mostra os desafios do município de Santarém, mas que, com o gestor, comprometido, engajado, que de fato tem essa responsabilidade de gerar essas transformações necessárias, em melhorar a qualidade de vida da população, ele tem que assumir também esses desafios.

“O prefeito Nélio, ao assinar a carta compromisso, ele assume um compromisso e uma responsabilidade, também, em ampliar esse protagonismo do município e entender que todos os municípios têm o desafio. Santarém não é diferente. Claro que têm características distintas, por ser um município da região Amazônica, a porta de entrada, tem inúmeros desafios, tem uma população urbana, ribeirinha, então, tem que ter um olhar muito diferenciado, mas assumir essa responsabilidade, esse engajamento com uma pauta tão importante que é a implementação de uma agenda de desenvolvimento sustentável é fundamental", observou a coordenadora.

Zuleica explicou que a partir da assinatura da carta com o prefeito, a cidade passa a ter apoio mais próximo da equipe e, também, acesso a uma plataforma muito robusta, que é uma plataforma com bastante ferramentas, funcionalidades, metodologias, para apoiar a implementação dessa agenda, com acesso ao conhecimento.

"É necessário que haja um trabalho coletivo, um olhar ampliado, pois quem ganha é a população", complementou a coordenadora.

"É determinante para alcançar os indicadores do desenvolvimento sustentável que o município se torne segnatário de programas que fortaleçam as políticas públicas e sustentabilidade", avaliou Roselene Andrade, técnica de referência do programa em Santarém.

Segundo o prefeito Nélio Aguiar, a gestão pública deve ser planejada e compromissada com as agendas urbanas de sustentabilidade. “Uma gestão eficiente é a que alinha a administração pública a um desenvolvimento sustentável. Nossa Santarém tem muitas riquezas naturais e temos que ampliar as ações para protegê-las. Com a adesão ao PCS, Santarém contará com o suporte e auxílio para a implementação das metas de sustentabilidade”, reforça Nélio.

Estiveram participando da capacitação, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, Esporte e Lazer, Esequiel Aquino, Turismo, Alaércio Cardoso, coordenadores e técnicos de referência.

Sobre o programa

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS) é uma agenda de sustentabilidade urbana que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento municipal. Desde 2012, o PCS atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.

Estruturado em 17 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.