Vinte e oito adolescentes participaram da capacitação e receberam formação sobre diversos temas relevantes A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou ontem (19), o encerramento do Projeto Por Vida. O Projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde e foi colocado em prática no município por meio de parcerias entre a Semsa, Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O encerramento ocorreu nas dependências da Escola de Artes Emir Bemerguy e contou com a participação da coordenadora Estadual do Programa, Dra. Vera Bertagnolli; coordenadora do Projeto na 9ª Regional da Sespa em Santarém Dra. Rilda Jati; coordenadora pelo município/Semsa, enfa. Graça Almeida; além de representantes da Semed; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca); diretores das Escolas Frei Miguel, Haroldo Veloso e Rio Tapajós; enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Santo André, Nova República, Interventoria e também pais de alunos.
Leia também:
O Projeto Por Vida teve por objetivo formar estudantes adolescentes para posteriormente serem multiplicadores de informações sobre a saúde nas escolas onde estudam e em outros ambientes quando forem convidados. Ao todo, 28 estudantes participaram da capacitação e receberam formação sobre temas relevantes como: gravidez na adolescência, uso e abuso de álcool e outras drogas; Prevenção da Violência e Promoção da Cultura de Paz; Direitos Sexuais e Reprodutivos, sexualidade, Infecções sexualmente transmissíveis (IST's) e Bullying.
A capacitação teve a duração de 8 meses e durante este período, os estudantes receberam uma bolsa custeada pelo Governo do Estado, no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) e ainda uma ajuda de custo para a compra de material de expediente, material didático, lanche e transporte durante a realização das atividade, no valor de R$ 100,00 (cem reais).
À Semsa coube a responsabilidade de indicar e mobilizar os adolescentes, os gestores das escolas e equipes de saúde para participarem das oficinas e desenvolver as ações. A enfermeira Graça Almeida, coordenadora local do Programa e representante da Semsa, disse que o Projeto foi de grande relevância para a formação dos estudantes. "O formato do programa é muito bom, pois coloca o jovem como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Através dele, o adolescente recebe conhecimento e transmite conhecimento na mesma linguagem aos demais. Os assuntos tratados com eles foram de grande importância, já que abordou temas relacionados ao dia a dia do adolescente", salienta.
Todos os adolescentes que participaram do Projeto foram certificados durante o encerramento e comprometeram-se a continuar as atividades, formando novos grupos de multiplicadores das informações. Para a Semsa, ficou o compromisso de continuar o Projeto nas UBSs do município, implantando Grupos de Adolescentes, abrindo portas para que o adolescente tenha maior espaço e melhor acesso aos serviços de Saúde no município.