4. 2º Ciclo de Oficinas de Criatividade inicia para garantir aos jovens acesso ao mercado de trabalho
2º Ciclo de Oficinas de Criatividade inicia para garantir aos jovens acesso ao mercado de trabalho Autor: Desconhecido

A aula inicial do 2º Ciclo de Oficinas de Criatividade do Acessuas Trabalho ocorreu na manhã desta quinta-feira (30) na sede do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), local que será o ponto de encontro dos meses de junho, julho e agosto de 50 usuários da Assistência Social. Com as oficinas os atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Casa de Acolhimento Reviver terão a oportunidade de ser orientados sobre espaço de reflexão, conscientização, discussões, preparação, orientação e mediação para que possam fortalecer a autonomia e protagonismo na busca por direitos e espaços de interação relacionados ao mundo do trabalho.

Leia também:

A realização do 2º Ciclo de Oficinas de Criatividade é uma parceria com o CIEE por meio da Assistente Social Mônica Felix e a equipe do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) do governo federal em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) que repassarão toda a preparação para que eles possam conquistar uma vaga no mundo do trabalho.

Estiveram presentes a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito; a Procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) Marcela Guimarães; a Coordenadora do Acessuas Trabalho Louise Aguiar e a Assistente Social Monica Felix.

"Os participantes ganharam um grande incentivo com a participação de 4 dos 6 adolescentes que por meio do 1º Ciclo de capacitação conquistaram sua vaga de trabalho. Eles contaram a experiência na hora da entrevista, quais perguntas foram feitas e principalmente o que mudou em suas vidas com a conquista do primeiro emprego servindo de estímulo aos demais", pontuou a coordenadora do Acessuas Trabalho Louise Aguiar.

Esaú Gadelha, 16, participou do 1º Ciclo de oficinas. Através da oportunidade conquistou uma vaga na Caixa Econômica Federal e aguarda com felicidade o início das atividades na empresa. "Tive a oportunidade de conhecer muita gente no 1º Ciclo de Oficinas de Criatividade. Meu conselho é que todos possam se enturmar mais e correr atrás de seus sonhos. Eu e minha família estamos muito felizes".

A dona de casa Antônia Edna Araújo, 43, sabe dos benefícios que a Assistência Social gera a população, pois é usuária de longa data do Cras São José Operário. Mãe de 6 filhos, acompanhou a filha Elisa Milena de Araújo Silva, 16, na primeira aula da oficina. "É uma grande oportunidade para ela, desejo que ela possa aprender e conseguir um bom trabalho". Elisa também falou sobre a participação no 2º ciclo. "Estou com muita expectativa de me sair bem e ter a oportunidade de trabalhar para comprar minhas coisas e ajudar minha mãe".

"Esse é um trabalho mais profundo com nossos usuários adolescentes que precisam ser acompanhados de perto. Nós, da Assistência Social, estamos avançando para além do acompanhamento socioassistencial. Hoje, percebemos que a qualificação e o empoderamento desse público realmente é muito importante para que possam ser inseridos no mundo do trabalho tendo coragem e força para sair da situação de vulnerabilidade", destacou a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito.

Procuradora Marcela Guimarães (à direita)A procuradora do MPT Marcela Guimarães observou a relevância do 2º Ciclo. "Nós reforçamos a importância das oficinas de criatividade para o maior preparo desses jovens com a inserção qualificada no mercado de trabalho através do contrato de aprendizagem".

A assistente Social do CIEE Monica Félix frisou a importância da realização dessas oficinas. "Trata-se da busca pela formação, informação e horizontalização do conhecimento. Trazer esses jovens para repassar informações, crescer com eles também para conquistar uma vaga no mercado de trabalho é importantíssimo."

As oficinas ocorrerão uma vez por mês, nos meses de maio, junho, julho e agosto com duração de 240 minutos cada. As turmas serão divididas nos turnos de manhã e tarde com 25 adolescentes em cada turno, um total de 50. O primeiro turno será das 8h às 12h e o segundo de 14h às 18h.

As oficinas serão realizadas no CIEE, discutindo temas como Identidade pessoal e grupal; Conceito de trabalho; Etapas do processo seletivo – currículo; Etapas do processo seletivo - entrevista e dinâmicas; Postura profissional; Imagem nas redes sociais; Liderança e trabalho em equipe; Comunicação e negociação; Condutas éticas e Planejamento.Presente as coordenadoras da PSB, PSE, CIEE e Acessuas