Dois novos encontros das Pré-Conferências Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa foram realizados nos dias 11 e 12 de abril. O momento contou com a participação de mais de 100 idosos.
Na quinta-feira, a 2ª Pré-Conferência aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras Ribeirinho) que articulou com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Eles puderam conhecer um pouco mais sobre seus direitos a respeito do II Eixo – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, ministrado pelo professor Cléo Neves.
Nesta sexta-feira (12), a 3ª Pré-Conferência aconteceu no Cras Nova República e debateu o III Eixo – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e contou com palestra do delegado da Polícia Civil Eduardo Simões. "Eu acho de grande importância destacar o tema a violência contra a pessoa Idosa porque esclarece. Sabemos que muitos idosos são vítimas de negligência, violência dentro das famílias e na própria sociedade. A partir do momento que começamos discutir sobre o assunto esclarecer para que as pessoas atentem para essa realidade e passem a denunciar poderemos trabalhar no sentido de mudar essa realidade", pontuou o delegado.
A usuária do Cras há mais de 2 anos Iracema Barbosa Ribas, avaliou a importância da realização do evento. "Ouvir sobre segurança Pública foi fundamental, muitas vezes temos nossos direitos violados. Eu mesma já sofri com meu direito violado com relação ao direito de passe livre no transporte público, eu havia esquecido minha carteira de passe livre em mãos e apresentei a minha identidade, mas me foi negado esse direito. Tive que pagar para seguir viagem. A partir de agora nós estamos melhor informados sobre nossos direitos de atendimentos prioritários em bancos, lojas. Temos que respeitar e sermos respeitados".
De acordo com a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa Idosa, Rosiane Matos as articulações dos Cras foram importantíssimas. "Cada vez mais idosos estão sendo convidados para as pré-conferências e divididos em grupos eles apontam 5 propostas que serão apresentadas em maio na conferência Municipal e após aprovação serão levadas na conferência Estadual".
A primeira pré-conferência aconteceu no dia 4 de abril nos Centros de Referência de Assistência Social devido ao público dos serviços.
Ainda serão realizadas mais 3 Pré-Conferências.
Confira o cronograma:
17/04 - 4ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
Hora: 14h30 - IV Eixo - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI)
Endereço: Alameda 33 s/n – Aeroporto Velho CCI
Responsáveis: Cras Santana/ CCI/ CMDPI
25/04 - 5ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
Hora: 14h - V Eixo – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.
Local: Cras Alter do Chão
Endereço: Tv. Antônio Febrônio Costa s/nº - Centro/Entre Av. Firmino Bagata e Av. Everaldo
Responsáveis: Cras Alter do Chão/ CMDPI
26/04 - 6ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa
Hora: 15h - VI Eixo - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social
Local: Cras São José Operário
Endereço: R. Nações Unidas, s/ nº, São José Operário
Entre Barão de São Nicolau e Tupaiulândia Cras São José Operário
Responsáveis: Cras São José Operário/ Cras Urumari/ CMDPI