A comunidade de Boa Esperança realizará, no sábado (3) e domingo (4), o 19º Festival da Tapioca. Para o evento, que terá uma vasta programação cultural e social, a estimativa da comunidade é de que pelo menos 20 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de evento. O Festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Boa Esperança (AMDBE) em parceria com a Prefeitura de Santarém através das Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Turismo (Semtur), Cultura (Semc) e empresários locais.
O evento tem por objetivo comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém. O festival agita toda a comunidade e atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e de outros estados. Na edição deste ano, o festival reunirá concurso, shows gratuitos, corrida de fubica e a tradicional churrascada, além do show social com Wanderley Andrade e Banda Bagaceiros do Forró.
De acordo com a Coordenadora do Festival, Lucélia Silva, a ideia principal do evento é abrir espaço para apresentação do mercado agrícola familiar local que é destaque em santarém, além de dar abertura para uma frente de consumo e possibilitar maior visualização mercadológica. "O festival é um momento importante para os produtores da localidade, pois aproxima quem vende a tapioca que é responsável por gerar emprego e renda para famílias. Nesse sentido, o festival fortalece a agricultura familiar e gera renda para os produtores", disse.
Boa Esperança é centro de uma região que concentra a maior produção agrícola de Santarém, tanto da área familiar quanto da lavoura mecanizada. No entorno dela estão instalados os maiores produtores de soja, milho e arroz do município, com uma enorme cadeia produtiva, influenciando diretamente no perfil econômico e social da região. O plantio da soja, milho, arroz e mandioca ganham destaque a cada ano. A união de gaúchos com paraenses favorece o desenvolvimento econômico e social da comunidade.
A Comunidade Boa Esperança foi fundada em 1961. Nesta edição, os comunitários também celebram os 58 anos de fundação do Vilarejo que começou a ganhar visibilidade a partir da abertura da rodovia Santarém-Curuá-Una (PA-370), na década de 1970. Foi nesse período que chegaram os grupos de famílias gaúchas que introduziram na comunidade diversos traços da cultura sulista. O principal deles é a churrascada gaúcha, um dos itens inseridos no festival.
Outro atrativo é a corrida de fubicas que anima os moradores e visitantes. As fubicas são os veículos motorizados que começaram a ser utilizados pelos agricultores para transportar a mandioca, desde a época da fundação da vila.
A comunidade Boa Esperança é constituída por 686 famílias. Localizada na Rodovia Santarém/Curuá-Una, PA 370, km 43. Sede da Área Distrital de Boa Esperança, o distrito tem 42 comunidades.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
03/08 (Sábado)
18h - Abertura oficial com carreata até o espaço
19h - Solenidade e benção
20h - Escolha da rainha do festival
22h - Festa com Fabricio do Acordeon
00h - Show de Bagaceiros do forró
02h - Dj Dentinho
04/08 (Domingo)
09h - Torneio de dupla masculino e feminino
11h30 - Tradicional Churrascada Gaúcha
14h - corrida de Poc Poc
15H - Fabricio do acordeon
17h - Bingão de prêmios em dinheiro