Trazendo a temática "Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições", a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) no apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciou na manhã desta segunda-feira (13), a 17ª Semana Nacional de Museus. A Semana é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. É aberta a participação de Museus e outras Instituições Culturais. A abertura oficial ocorreu nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF) com atrações artísticas culturais, exposições e oficinas.
O CCJF foi criado por meio da Lei Municipal de nº 13.791 de 27 de agosto de 1991. É utilizado exclusivamente com finalidades culturais, dando-se prioridade para a instalação, em suas dependências, de um Museu capaz de fornecer uma visão abrangente da história santarena.
Leia também:
O prédio é uma das rotas turísticas nacionais e internacionais no município santareno. A edificação predial iniciou em 1853 com término em 1867, já funcionou as atividades do Ministério Público de Justiça (Fórum de Justiça), Intendência Municipal (Prefeitura de Santarém), Câmara Municipal e Prisão Pública, em 1868.
Na abertura, o secretário municipal de cultura Luis Alberto Figueira, o "Pixica" destacou o esforço do governo municipal em participar da ação nacional. " Sem interrupções, a Semana inicia-se com dinamismo nos serviços ofertados a população santarena e visitantes. O Centro Cultural João Fona tem atribuições museológicas. Entre as atividades diversificadas, uma delas que destaca a nossa essência cultural, a a oficina de cerâmica em argila que salienta o trabalho dos nossos ancestrais indígenas da etnia Tapajó. Ressalto ainda uma das oficinas importantíssimas da Ufopa, a oficina de higienização e restauro de livros e entre outras atividades a serem desenvolvidas até sexta-feira", informou o titular da pasta da cultura no município.
O facilitador da oficina de higienização e restauro de livros, do Arquivo Central da Ufopa, Sérgio Frederich, especificou sobre as etapas da atividade. "Primeiro a teoria no entender como são confeccionados os livros, a montagem e depois o desmontamos para realizar a higienização deles. E voltamos a remontá-los higienizados para uso. Ou seja, literalmente vamos desmontar o livro. Técnicas de zelo ao livro. No entanto, primeiramente temos que resguardar a saúde de quem fará este processo. Antes de nos preocuparmos de dar uma sobrevida ao livro e/ou documentos nós devemos nos preocupar com a segurança da pessoa, porque podem conter algum contaminante nos livros ou do documentos, inclusive orgânico. A exemplo dos fungos e morfos e por isso é necessário a preocupação primeiramente com a nossa saúde com o uso de equipamentos de proteção individuais como máscara, luvas, toucas e jaleco para não sujarmos a nossa roupa. Isso tudo é básico para esse trabalho, porque a maioria dos contaminantes são microrganismo e de difícil a identificação no olho", assim detalhou o arquivista.
A programação traz novidades em exposições artísticas somado a oportunidade de divulgar as criações de artesãos locais e regionais, entre, a denominada, "Por Detrás da Árvore" da artista de Monte Alegre (PA), Merabe Araújo, que já vive há tempos em Santarém (PA). Formada em pedagogia pela Ufopa, é instrutora de cursos artesanais, empreendedora, qualificada em Meio Ambiente, Saúde e Segurança Operacional. Faz parte das artesãs do Centro de Artesanato do Tapajós. Ministra oficinas artesanais em comunidades quilombolas e ribeirinhas da região. O artesanato é uma das principais fontes de renda de Marabe.
"No total, 115 peças utilitárias e decorativas estão expostas. A produção tem como matéria-prima os resíduos de árvores nativas e peculiares de comunidades interioranas, a espécie, Boeira e compensado, lâminas de madeira. E o meu trabalho aprimora-se com o tempo. E através dela consigo transmitir o conhecimento e o sentimento. Há muito das belezas naturais, do cotidiano e das emoções do povo da nossa região. A produções são colheres, portas [celular, porta retrato e canetas] e luminárias. E garanto que o artesanato traz sim retorno financeiro", destacou a artista.
Devido as atividades da 17ª Semana Nacional de Museus, o horário do expediente no CCJF será das 08h às 20h. O Centro fica localizado na Avenida Adriano Pimentel, s/n, bairro Prainha, na área da Praça Barão de Santarém. Nesta tarde estão ocorrendo as atividades da oficina de produção de cerâmica na facilitação do Mestre em Cultura Popular, Elves Costa. Além das dependências do Centro Cultural João Fona, as atividades da Semana são realizadas no Theatro Victória e no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Em relação as atividades da Procce - Pró-reitoria de Cultura comunidade e extensão (Procce/Ufopa), acesse, o link: http://www.ufopa.edu.br/procce/comunica/noticias/inscricoes-encerradas-semana-nacional-dos-museus-na-ufopa/
As atrações foram:
Intérprete e servidor da Seminfra/PMS, Raimundo José;
Cantora e compositora, Marcelle Almeida;
Grupo Regional Mocorongo.
Programação
13 a 17/05 | 08:00 às 18:00
Exposição Fotográfica, "Mosaicos" (Tiago Silveira | Uepa)
Exposição de Artesanato "Por Detrás da Árvore" (Coletiva)
Visita Guiada
14/05 – terça
09:00 - 12:00 Oficina de Higienização e restauro de livros (Sérgio Fredrich | Ufopa)
14:00 - 18:00 Oficina de Cerâmica (Mestre Elves Costa)
Atividade externa
Theatro Municipal Victória
16:00 - 18:00 : Palestra sobre patrimônio cultural e museus (Cassia da Rosa/Marcel Campos | Governo do Estado do Pará)
Atividade Externa - Centro de Documentação Histórica do Baixo-Amazonas | Ufopa/Campus Rondon
Atividade: Digitalização da Câmara Municipal de Santarém
15/05 – quarta
09:00 - 12:00 : Oficina de higienização e restauro de livros (Sérgio Fredrich | Ufopa)
10:00 - 12:00: Excursão mediada pelos Museus (DCC | Procce/Ufopa)
14:00 - 18:00: Oficina de cerâmica (Mestre Elves Costa)
Atividade externa – Theatro Municipal Victória
16:00 - 18:00: Palestra sobre patrimônio cultural e museus (Cassia da Rosa/Marcel Campos | Governo do Estado do Pará)
Centro de Documentação Histórica do Baixo-Amazonas | Ufopa/Campus Rondon
Atividade: Digitalização de documentos da Câmara Municipal de Santarém
16/05 – quinta
09:00 - 12:00 contação de história (dessirrê marcião | semc)
09:00 - 12:00 oficina de higienização e restauro de livros (sérgio fredrich | ufopa)
14:00 - 18:00 oficina de cerâmica (mestre elves costa)
Atividade externa - Theatro Municipal Victória
16:00 - 18:00: Mesa Redonda: as coleções científicas da Ufopa (discentes | Ufopa)
Centro de Documentação Histórica do Baixo-Amazonas | Ufopa/Campus Rondon
Local: Digitalização de documentos da Câmara Municipal de Santarém
17/05 – sexta
09:00 - 12:00: Visita de escolas agendadas públicas/privadas
14:00 - 18:00: Visita acessível para surdos e deficientes visuais (Kellen Garcia | Ufopa)
18:00 - 19:00: Encerramento – Música & Poesia
Mais informações:
Alciane Ayres – assessora de comunicação da Semc
Contato: (93-99179-4634). / E-mail: alcianeayres.jornalista@gmail.com