O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas, em Santarém, durante todo o mês de setembro, a rede municipal de ensino intensifica as ações voltadas à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Todas as unidades escolares receberam, por meio de um drive digital, materiais de apoio para trabalhar o tema em sala de aula, promovendo momentos de reflexão, informação e acolhimento junto a estudantes, professores e comunidade escolar.
Além das atividades pedagógicas, o trabalho também se estende aos prédios escolares, com a afixação de cartazes em pontos estratégicos, levando mensagens de cuidado e motivação ao ambiente escolar.
Uma das ações especiais é a dinâmica “Pegue uma Palavra de Esperança”, realizada no prédio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), oferecendo frases inspiradoras e motivacionais para os profissionais da educação. A iniciativa busca valorizar quem está diariamente envolvido no processo educativo, levando incentivo e fortalecendo a autoestima dos profissionais da educação.
Com esse conjunto de ações, a Secretaria Municipal de Educação reafirma o compromisso com a promoção da saúde emocional, lembrando que falar é a melhor solução e que a escola é um espaço fundamental para a construção de uma cultura de esperança e solidariedade.
O Psicólogo da Semed, Alex Rodrigues, ressalta que a saúde mental é fundamental para todos, e, portanto, precisa ser cuidada.
“Falar de Setembro Amarelo na escola é falar de vida. Nosso espaço educativo vai além das atividades conteudistas. ele também é um lugar de cuidado, empatia e pertencimento. Prevenir o suicídio é construir ambientes em que ninguém precise enfrentar suas dores sozinho, sem que exista escuta, acolhimento e apoio verdadeiro. Como psicólogo, acompanho as demandas das escolas, e desejo que cada estudante, cada profissional tenha essa certeza, de que sua vida tem valor. Pedir ajuda nunca será sinal de fraqueza, mas sim um gesto de coragem e o primeiro passo para recomeçar”, pontua o psicólogo.
Trabalhando a campanha nas unidades e com o apoio do setor psicossocial, a rede municipal segue avançando na prevenção. No próximo dia 30, haverá um evento especial no auditório da Semed voltado ao fortalecimento da valorização da vida e à culminância simbólica da campanha.
Dados sobre suicídio
De acordo com dados da página ‘setembro amarelo.com’, o suicídio é um grave problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.
Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.