1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém divulga edital de processo seletivo especial para contratação de professores indígenas
Prefeitura de Santarém divulga edital de processo seletivo especial para contratação de professores indígenas Autor: Agência Santarém

Prefeitura de Santarém divulga edital de processo seletivo especial para contratação de professores indígenas

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Processo de Seleção Especial Indígena, por meio de aclamação, visa a escolha de Gestor e Vice-gestor para as instituições escolares indígenas do Baixo Tapajós

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divulgou nesta quarta-feira (24) o edital do Processo de Seleção Especial Indígena, por meio de aclamação, para o provimento dos cargos de Gestor e Vice-gestor (onde couber) das Unidades Escolares Infantis Indígenas do município, vinculadas à Rede Municipal de Ensino.

A indicação dos candidatos ocorrerá mediante a apresentação de Carta de Anuência e Declaração de Pertencimento e Conhecimento, ambas expedidas por organização ou comunidade indígena reconhecida. Também é exigida a inscrição no Censo Indígena e no Censo do CITA, com no mínimo três anos.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas no período de 26 a 30 de dezembro de 2025, nas unidades escolares indígenas polo da concorrência eleitoral do candidato, com a entrega da documentação ao representante da Comissão Eleitoral Local.

Documentação exigida no ato da inscrição

Os(as) candidatos(as) deverão apresentar:

a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada (Anexo II);
b) Cópia do comprovante de residência, documento de identidade, CPF e comprovação de escolaridade;
c) Termo de Responsabilidade (Anexo III);
d) Declaração de Concordância com a Candidatura (Anexo IV);
e) Termo de Compromisso (Anexo V);
f) Declaração de não acumulação de cargos, conforme os artigos 13 e 16, inciso V, da Lei Municipal nº 22.778/2025, que exige dedicação exclusiva (Anexo VI);
g) Declaração de Autoafirmação Indígena (Anexo V) e comprovante de inscrição no Censo Indígena do CITA (modelo próprio);
h) Carta de Anuência (Anexo IX);
i) Declaração de Pertencimento e Conhecimento (Anexo VIII);
j) Certidões Criminais (Nada Consta) da Polícia Civil, Tribunal de Justiça do Pará e Justiça Federal;
k) Plano Estratégico de Gestão voltado à Educação Escolar Indígena (Anexo VII).

Processo de Seleção

O Processo de Seleção Especial Indígena para Gestores e Vice-gestores das escolas e unidades infantis será coordenado pela Comissão de Seleção Central.

A indicação ocorrerá nas unidades escolares indígenas da Rede Pública de Ensino do Município de Santarém no dia 06 de fevereiro de 2026, das 8h às 17h.

A divulgação do resultado será realizada pelo presidente da Comissão de Seleção Central até o dia 10 de fevereiro de 2026. A posse dos eleitos está marcada para o dia 11 de fevereiro de 2026.

Confira o edital completo no link:
https://transparencia.santarem.pa.gov.br/storage/attachments/edital-no-01-de-23-de-dezembro-de-2025-WQzMRr.pdf

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.