1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Secretaria Municipal de Educação e Projeto Internacional ‘Vozes em Recuperação’ reforçam parceria e planejam ações para 2026
Secretaria Municipal de Educação e Projeto Internacional ‘Vozes em Recuperação’ reforçam parceria e planejam ações para 2026 Autor: Ascom Semed

Secretaria Municipal de Educação e Projeto Internacional ‘Vozes em Recuperação’ reforçam parceria e planejam ações para 2026

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Por meio do projeto, pesquisadoras interagem com oito comunidades escolares amazônicas, da Flona Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns para ouvir e ampliar as vozes de comunidades que enfrentam múltiplos desafios ambientais.

A parceria firmada entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o projeto “Vozes em Recuperação” foi renovada por, perlo menos, mais um ano. Em reunião realizada na Semed entre equipe pedagógica da secretaria e pesquisadoras do projeto internacional foram definidas as ações e projetos para o próximo ano a serem desenvolvidos em oito escolas da rede municipal localizadas na Resex Tapajós Arapiuns e Flona Tapajós.

Participaram da reunião, pela equipe pedagógica da Semed os professores Bruno Mota, Rosana Fernandes e Bruna Avinte. A pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e Coordenadora do Projeto no Brasil, Dra Liana O. Anderson, a Pesquisadora bolsista do INPE/MCTI, Dra Débora Olivato e o Dr. Humberto Gallo Junior, voluntário representaram o projeto.

Vozes em Recuperação reúne parceiros nacionais e internacionais de várias áreas para ouvir e ampliar as vozes de comunidades que enfrentam múltiplos desafios ambientais, climáticos e sociais no Brasil, na Colômbia e no Peru. Aqui no Brasil, o projeto recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A parceria com a Semed iniciou em 2023 atuando junto à cinco escolas da Resex, sugeridas pela secretaria. As escolas Anama Julieta (Aldeia Muruci), Santa Maria Gorete, Nossa Senhora de Fatima, João Franco Sarmento e José de Melo Filho foram as escolhidas.

Bruno Mota, professor e técnico responsável pela educação ambiental na Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que o encontro serviu para reafirmar o compromisso, garantindo que as escolas e os alunos se beneficiem plenamente das ações que envolvem a parceria.

“Este encontro é de extrema importância porque nos permite fortalecer a parceria entre as pesquisadoras do projeto e a nossa equipe pedagógica, garantindo que as ações planejadas para 2026 sejam cumpridas. A presença dos pesquisadores nos trouxe novas perspectivas sobre os desafios enfrentados durante e após a pandemia, assim como sobre as múltiplas questões ambientais e sociais que impactaram nossas escolas, e nós, enquanto Semed, reafirmamos nosso compromisso em apoiar e fortalecer essa iniciativa, garantindo que as escolas e os alunos se beneficiem plenamente das oficinas, das ações de produção literária e artística, sobretudo, para uma educação ambiental mais conectada com a realidade ambiental e social da nossa região”, relatou Bruno.

Por outro lado, a pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais INPE/MCTI e Coordenadora do Projeto no Brasil), Dra Liana O. Anderson considerou a parceria como de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. Ela também comentou sobre o resultado alcançado até o momento e os projetos futuros.

“A  gente espera que esse trabalho possa gerar impactos positivos e mudanças, que são necessárias para a nossa adaptação frente a essas múltiplas ameaças das secas, do fogo e também como melhorar essa preparação para outras pandemias considerando os aprendizados que a gente teve com a Covid-19. Até o momento, temos um primeiro produto que foi essa devolutiva realizada durante essa visita técnica à Semed de Santarém e a proposta da continuidade desse trabalho com a elaboração conjunta desse material que a gente imagina que vai ser um material paradidático para trabalhar as questões das mudanças climáticas, do desmatamento, dos incêndios e também da pandemia”, pontuou a pesquisadora.

Liana Anderson informou ainda que o projeto está prospectando junto à Semed, desenvolver um plano de ação para esses materiais e, quem sabe, fazer a culminância com o lançamento do um livro ‘Vovózona’.

As principais propostas da reunião a serem trabalhadas pela parceria:

1. Devolutiva do documento “Recomendações para enfrentamento dos múltiplos riscos das comunidades escolares da Resex Tapajós-Arapiuns e Flona Tapajós” elaborado com base nas rodas de conversa com professores da Flona e Resex sobre desafios e aprendizados durante e pós Covid-19.

2. Apresentação da proposta do Curso de introdução à produção literária: Construção participativa do livro ‘Vovózona’, a nossa Samaúma conselheira, como também do (s) eventos de culminância do projeto, com o lançamento do livro e divulgação dos outros materiais produzidos em conjunto com as comunidades escolares.

3. Divulgação do website do Projeto Vozes em Recuperação com informações das atividades realizadas nas escolas, materiais de apoio e alguns produtos finalizados como as Histórias em Quadrinhos: Amazônia, Presente, Passado e Futuro https://www.voices-recovery.org/comunidades-brasil-port#combrazil

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.