1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Projeto “Super Autor” proporciona lançamento de livro e noite de autógrafos no planalto santareno
Projeto “Super Autor” proporciona lançamento de livro e noite de autógrafos no planalto santareno Autor: Caio Lobato

Projeto “Super Autor” proporciona lançamento de livro e noite de autógrafos no planalto santareno

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Atividade realizada nesta segunda-feira (15) na praça da comunidade pela Escola João XXIII incentiva a produção textual e autoria literária

Promover o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade dos alunos, incentivando a autoria literária e o protagonismo infantil. Esse foi o objetivo do projeto denominado “Super Autor”, desenvolvido na Escola Municipal João XXIII, às margens da BR 163, km 14, no planalto santareno, como parte da culminância do ano letivo 2025.

O projeto, desenvolvido com as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, em parceria com o Programa Super Autor tem a missão de impactar a vida de crianças promovendo a leitura, a escrita e a criatividade como pilares de transformação social e educacional.

Realizada na Praça da comunidade Cipoal, a cerimonia de diplomação e autógrafos contou com a presença do vereador Erasmo Maia, da Coordenadora de Educação da Secretaria Regional de Governo Maria José Maia, da Assessora do Núcleo de planalto da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Maria Dircelina Tavares, que representou o secretário Municipal de Educação Nilton Araujo, da gestora da Escola João XXIII Amanda Almada e ainda, a professora Kaise dos Santos, representando o corpo pedagógico da escola e a aluna Ana Flávia Gomes, representando todos os alunos envolvidos no projeto.

Por meio de atividades realizadas em sala de aula, com o acompanhamento dos professores, os alunos vivenciaram todas as etapas de criação de um livro: da leitura à escrita, da revisão à publicação. E a culminância desse aprendizado foi celebrada nesta noite com a presença de familiares e comunidade presentes.

“Quando as famílias abraçam a causa a coisa anda. Hoje, nossos alunos são protagonistas da sua própria história. Eles podem dizer que são super autores porque cada um pode produzir o seu livro e nós apenas despertamos esse desejo, e que eles possam, em outros momentos, continuar essa grande missão”, pontuou a professora Ana Maria, que se pronunciou em nome dos professores do projeto.

Por outro lado, Ana Flávia Gomes, falou em nome dos alunos envolvidos no projeto. “Estamos muito felizes e orgulhosos por estarmos aqui, queremos agradecer com todo o carinho aos nossos professores que acreditaram em nós, nos incentivaram, tiveram paciência e nos ensinaram que somos capazes de criar imaginar e escrever nossas próprias histórias”, frisou Ana.

Ex-aluno da Escola João XXIII na década de 70, o vereador Erasmo Maia comentou sobre o orgulho de poder representar a comunidade no parlamento.

“Sim, eu fui aluno da Escola João XXIII e sinto o maior orgulho de ser da minha comunidade e poder representá-la, representar a população do Planalto. Penso que cada um tem que escrever a sua própria história e esse momento é muito gratificante pra eles, para os pais, que acreditaram na proposta dos professores e hoje estão colhendo os frutos podendo autografar o seu próprio livro. Penso eu que esse projeto pode ser copiado em outras escolas do município”, completou o parlamentar.

A ex-secretária de Educação e atualmente no cargo de coordenadora de Educação da Secretaria Regional de Governo do Baixo Amazonas, Maria José Maia, comentou sobre o desafio que é educar nos dias atuais.

“Eu sei o quanto é desafiador hoje colocar na cabeça do aluno a importância da leitura quando a gente vê a sociedade da forma como está, e mais emocionante ainda quando a gente vê toda essa plateia aqui, prestigiando, grande parte dos pais dos nossos alunos foram meus alunos no passado, isso é muito bom. Quero parabenizar a todos com um parabéns maiúsculo. Esse é apenas o primeiro passo e eu tenho certeza absoluta que isso vai abrir a mente de uma forma tão construtiva que vai possibilitar novos projetos, novos sonhos que serão realizados no futuro, parabéns!”, completou.

A gestora Amanda Almada explicou como funciona a parceria com o projeto Super Autor.

“A empresa ‘Super Autor’ nos fornece a orientação pedagógica através de livros, folders. Além disso, os professores também têm um suporte pedagógico, com isso, eles ajudam os alunos a desenvolvem a escrita, fazem as correções e encaminham o material para uma plataforma do programa que já faz automaticamente toda digitação textual. Esse é um dos projetos de culminância de encerramento do ano letivo, um trabalho que ele se estende ao longo do ano, tem a parte de produção e de desenhos, ou seja, as produções artísticas são feitas pelos próprios alunos. E esse é um dos projetos que a gente tá utilizando pra fazer o encerramento do nosso ano letivo”.

Ainda conforme Amanda, a partir do livro pronto, é disponibilizado na plataforma da empresa. Lá, os pais têm acesso às obras e escolher, por exemplo, o tipo de capa do livro. O livro também pode ser adquirido via plataforma do Super Autor.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.