A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta sexta-feira, 25, no CEMEI Vereador José Simão dos Reis, no bairro Maicá, o lançamento da Campanha Municipal de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), “Bem Comer Para Bem Aprender”.
A iniciativa, organizada pelo Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), tem como objetivo subsidiar as Escolas Públicas da Educação Básica da Rede Municipal na elaboração e efetivação dos seus projetos e/ou ações de Educação Alimentar e Nutricional. Além de promover a valorização e o fortalecimento da cultura alimentar regional (rios, planalto, várzea, quilombolas, indígenas) com o fomento da agricultura familiar estimulando a escoação dos produtos in natura para a alimentação escolar.
Sobre o assunto, a titular da Semed, Maria José Maia, frisou que falar de alimentação saudável e nutricional nos remete às memórias afetivas que trazemos ao longo da vida e pontuou os avanços da alimentação escolar em Santarém.
“Avançamos com a política pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na rede municipal de ensino. Nossos esforços em ofertar a alimentação adequada e saudável para nossos educandos tem sido um compromisso constante, que vai além da garantia do direito humano à alimentação adequada. A campanha ‘Bem Comer para Bem Aprender’ vem intensificar as ações na promoção de hábitos alimentares mais saudáveis, valorizando as especificidades culturais nos territórios tradicionais indígenas e quilombos, a vida saudável e o bem viver no ambiente comum, com o fomento das hortas pedagógicas e o fortalecimento da agricultura familiar na alimentação das nossas crianças. Faço um pedido especial do comprometimento de todos da rede de ensino com os objetivos da campanha”, completou.
A campanha ‘Bem Comer para Bem Aprender’ é um desdobramento da campanha nacional “Comer é aprender”, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que visa fortalecer a EAN no ambiente escolar, promovendo debates sobre a importância da alimentação saudável e sua conexão com o currículo pedagógico.
A coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da SEMED, Vanda Maia, ressalta que o intuito da campanha é alcançar o resultado de melhor aproveitamento dos alimentos ofertados às crianças nas escolas. “Nossa prioridade é que cheguem às mesas dos alunos, as frutas, verduras e legumes. E claro, almejamos que esse exemplo, do que é servido na escola, chegue até as casas das crianças para que eles se alimentem bem, saindo dos produtos processados e ultraprocessados e aproveitando o que a natureza oferta. E são as nossas ações, enquanto fazedores de políticas públicas que vão garantir mais segurança alimentar e nutricional, colaborando para o desenvolvimento dos nossos alunos”, reiterou.
A nível municipal, a campanha envolve os alunos, principais atores nesse processo de conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável, utilizando produtos da agricultura familiar local, conforme preconiza o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A articuladora das Ações de EAN - NAE/SEMED, Iára Ferreira, declarou lançada a campanha municipal "Bem Comer para Bem Aprender", enfatizando a importância de ter o corpo e a mente nutridos, com bons resultados na aprendizagem e vida saudável. “É nessa perspectiva que as ações de Educação Alimentar e Nutricional devem ser intensificadas nos ambientes escolares, visando melhorar os hábitos alimentares e a qualidade de vida dos educandos e de suas famílias. A Campanha é um chamamento ao coletivo escolar em rede para o compromisso com a promoção da Segurança Alimentar e Nutricional de todos”, disse.
A coordenadora do CEMEI José Simão, Marta Martins, destacou o quanto ficou feliz em receber o lançamento da iniciativa. “Nós ficamos imensamente gratos porque a nossa CEMEI foi escolhida para receber o lançamento desse projeto, sobretudo poder também mostrar pra comunidade aqui do nosso bairro o quanto a alimentação escolar é levada a sério. E nós trabalhamos de forma integrada em prol da saúde das nossas crianças, inclusive nós desenvolvemos aqui também o projeto Horta e Alimentação Saudável na Comunidade Escolar. Então, é muito prazeroso pra gente poder mostrar o que as crianças comem aqui no CEMEI. Esperamos que ações como essa se multipliquem e alcancem o máximo de crianças e famílias”, finalizou.