A comunidade Barreira do Tapará, região de rios de Santarém, recebeu nesta quarta-feira, 10, o prefeito José Maria Tapajós e sua comitiva para a inauguração da Escola Municipal Almerindo Sá Ferreira.
Em funcionamento desde a década de 40, atualmente é anexa à Escola Nossa Senhora das Graças e atende 16 alunos, com uma turma multisseriada (1º, 2°, 4° e 5º ano). A gestora, Izabel Helena Ramos, destaca a alegria em receber o novo prédio.

“Essa comunidade é maravilhosa pra trabalhar, quando cheguei aqui encontrei muito acolhimento e essas crianças, essa comunidade, essas pessoas, merecem esse espaço digno. Então, todos nós fazendo cada um a sua parte, cuidaremos melhor dessas crianças”, disse.
O novo prédio, construído em madeira, conta, agora, com uma sala de aula, cozinha, despensa e refeitório, além de um poço artesiano, que deve beneficiar toda a comunidade. Um investimento do Governo Municipal de R$ 518 Mil 855 Reais e 25 Centavos.

Além do prefeito José Maria Tapajós, estiveram presentes na cerimônia de entrega da escola, o coordenador municipal da Agricultura Familiar, Thiago Oliveira; e as coordenadoras da Assessoria de Rios, Iriany Oliveira, e do Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), Vanda Maia.
“Antes desse prédio que estamos vendo hoje, os alunos e os servidores tinham que lidar com os perigos da enchente que ameaçava adentrar os espaços, agora a realidade é outra. É muito gratificante estar aqui para entregar essa escola, porque agora as crianças têm um espaço adequado para realidade de vocês.”, enfatizou Iriany.

Em sua fala, o prefeito de Santarém frisou a importância da educação: “Como alguém que saiu do interior, que eu sou do Arapiuns, vocês podem imaginar a minha alegria em inaugurar essa escola aqui na região de várzea, porque no interior a educação também acontece, e acontece de forma eficiente, com a estrutura que adaptada, mas com a mesma qualidade que ofertamos na cidade”, pontuou.

A Escola Municipal Almerindo Sá foi a 18ª obra entregue a região de rios, para a educação, na atual gestão, que totaliza um investimento total de mais de R$ 60 milhões na área.
Autor:
Rony Aires/CCOM