1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Santarém sedia eventos que debatem a equidade e qualidade da educação infantil
Santarém sedia eventos que debatem a equidade e qualidade da educação infantil Autor: Ronaldo Ferreira/CCOM PMS

Santarém sedia eventos que debatem a equidade e qualidade da educação infantil

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Semana Municipal do Brincar e Seminário Regional Norte do MEC serão realizados durante três dias.

Com um público de mais de mil pessoas, iniciou nesta segunda-feira, 26, a programação da Semana Municipal do Brincar e o Seminário Regional Norte, que discutirão a proteção do encantamento das infâncias e os parâmetros da equidade e qualidade da educação infantil, respectivamente.

A programação será realizada durante três dias no Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós. Com a participação de representantes de entidades nacionais, com o objetivo de melhorar a educação ofertada às crianças.

Estiveram presentes na abertura do evento, o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação (Semed), Maria José Maia, os vereadores Alba Leal (MDB), Alberto Portela (UB) e Alaercio Cardoso (PSD), além do professor Agenor Fernandes, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a professora Sandra Helena, presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime Pará, Junior Mar, secretário de Educação de Manaus, Flávia Marçal, superintendente da Primeira Infância de Belém, a vice-reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, Solange Ximenes, Sebastião Colares, Conselheiro da Atricon (TCM-PA), Leide Marques, professora da rede municipal de Santarém, Alexsandro Nascimento, representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC, e a coordenadora nacional da Educação Infantil do Ministério da Educação - MEC, Rita Coelho.

Esta é a 2ª edição da Semana Municipal do Brincar, realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Semed, após a instituição da Lei Municipal 22.047/21 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do evento.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, ressaltou que a educação tem o poder de deixar marcas positivas e negativas na vida das crianças, tudo depende dos professores que essas crianças encontrarão ao longo da vida escolar.

"A gente sabe da importância do ato de brincar para a educação infantil, e isso, aliado à formação continuada dos professores, nos trazem resultados excelentes. E no Seminário, que Santarém também está sediando, serão tratados temas como a potencialização do brincar, estimular a capacidade criativa e cognitiva das crianças, aumentar a concentração, e muito mais que é essencial para o desenvolvimento e ensino-aprendizagem das crianças. Nós temos hoje na rede municipal, 1.130 servidores da educação infantil, e 46 unidades de ensino, entre creches e umei’s. Então, nós sabemos que a educação infantil é a base e ela tem que ser forte”, frisou.

Sobre a programação, a Assessora do Núcleo Técnico de Educação Infantil – NTEI da Semed, Nádia Aguiar, destacou a participação de quase todos os profissionais da educação infantil do município.

"Estamos com um público enorme aqui, com o objetivo de discutir melhorias para a educação infantil. Tivemos a felicidade de a data coincidir com o evento do MEC e estamos hoje aqui para debater também sobre como a educação infantil acontece não só para as crianças que moram na área urbana, mas aquelas que vivem no campo, nas comunidades ribeirinhas, no meio da floresta, cada um com a sua peculiaridade”, explicou.

O Seminário Regional Norte – Parâmetros Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil: Desafios e Perspectivas, está sendo realizado em Santarém com oitivas e oficinas sobre temas como a formação continuada e valorização dos professores, a realidade dos locais onde as crianças residem, bem como os desafios que os professores e as crianças têm que enfrentar para chegar até as escolas, passando por fatores como a alimentação e o transporte escolar.

Alexsandro Nascimento, da Secretaria de Educação Básica do MEC, reforçou que a temática do evento convida para a construção de uma educação de qualidade para todas as crianças.

"Debater as diretrizes educacionais e entender melhor sobre como a criança que mora fora da zona urbana frequenta a escola é muito importante. Nós temos que construir juntos esses parâmetros. Eu sei que mudar as coisas leva tempo e dá trabalho, mas as crianças precisam de nós para isso. Então, nós temos que ter coragem e lidar com os desafios, mesmo que eles se apresentem muito difíceis, porque a transformação é boa. Estamos aqui para melhorar a educação infantil e é isso que vamos fazer. Porque no fim das contas, só se corrige as mazelas do país, investindo em educação”, reforçou.

O prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós, enfatizou que Santarém tem um compromisso com a educação, o que ficou bem claro nos últimos anos, quando o número de escolas e creches entregues à população santarena cresceu consideravelmente.

“Em 2017, quando eu ainda era vice-prefeito de Santarém, o cenário que eu e o, então prefeito Nélio Aguiar, encontramos era uma creche que funcionava e até o ano passado, fim do segundo mandato do prefeito Nélio, eram 35 cemeis e 11 umeis. Para vocês terem um pouco da noção do quanto nos esforçamos para priorizar a educação, das 46 creches da cidade, 40 funcionam em prédio próprio e apenas 6 em imóveis alugados. São 14.766 crianças na nossa rede municipal de ensino, que merecem a dedicação tanto no que se refere às instalações onde estudam como em relação à qualidade da merenda e o transporte escolar. E nós vamos dar continuidade nesse trabalho, sem dúvidas”, disse.

A Semana Municipal do Brincar e o Seminário Regional Norte continuará sendo realizado no Centro de Convenções de Santarém com mesas redondas e oficinas, até quarta-feira, 28.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.