Alunos da rede municipal de ensino de Santarém contam com uma novidade no cotidiano escolar: o sistema de identificação facial.
A Frequência Digital Escolar Facial é uma solução moderna, prática e dinâmica, para alunos e professores da zona urbana. Com esse sistema, o estudante não precisa mais responder a chamada tradicional feita pelos professores, pois ao chegar à escola os educandos registram a presença por meio de um leitor de reconhecimento facial.
O dispositivo já está operando em 42 das 62 escolas da zona urbana, ou 67,74% do total. São 105 coletores de identificação facial instalados até o momento. Algumas escolas contam com mais de um aparelho para facilitar o processo de chamada.
Inicialmente, os coletores atendem alunos do 1º ao 9º ano das escolas da zona urbana. Nas Unidades de Educação Infantil (Umeis e Cemeis), a coleta do ponto, ainda em fase de instalação, será destinada apenas para os servidores.
A Frequência Digital Escolar Facial faz parte do novo Sistema de Gestão da secretaria municipal de Educação (Semed), batizado de ‘educa +’, que é composto por 21 módulos com integração completa. São dispositivos eletrônicos, serviços técnicos e licenças de aquisição perpétua de sistemas informatizados para implantação de plataforma integrada de gestão escolar e direito de uso, sistema de protocolos e processos para as unidades da secretaria municipal de educação de Santarém.
O Sistema foi adquirido ainda na gestão do ex-prefeito Nélio Aguiar junto à empresa Ponto ID através de licitação com investimento de R$ 3.680.980,00.
A Secretária Municipal de Educação Maria José Maia da Silva, enfatiza que o sistema está sendo implantado de forma gradativa.
“Nós estamos na era da tecnologia, inclusive estamos também implantando a internet em 239 escolas da nossa rede, para ter todas as escolas com possibilidade de fazer o uso desse sistema. Pra você ter uma ideia, no sistema de protocolo, o professor da região do Maró [Arapiuns] não precisa vir na secretaria para protocolar documento, ele já pode fazer isso por lá, e com isso economiza tempo e dinheiro. Hoje, os alunos das escolas da zona urbana, na sua maioria, já adentram a escola fazendo a identificação facial, isso otimiza tempo e dá aos nossos servidores de apoio informação para ver a quantidade da alimentação a ser servida, por exemplo. Enfim, estamos procurando melhorar cada vez mais a comunicação entre a Secretaria de Educação, a família e a nossa rede municipal com os mais de 6 mil servidores”, destacou a titular da pasta da Educação.
O Sistema de Protocolos substitui o modelo antigo, lento e burocrático e se torna mais eficiente, econômico e transparente com a tramitação de documentos entre as unidades de ensino e a Semed, de forma digital.
Com ele, o professor tem a possibilidade de fazer a inserção de notas, controle do diário de classe e controle de frequência. Por outro lado, os pais podem ter acesso à nota dos filhos pelo novo sistema.
No portal da Prefeitura, basta acessar a aba ‘educa +’ para ingressar nos serviços de acesso interno, pré-matrícula e portal do aluno, que podem ser acionados mediante login e senha.
Módulos já em operação
Além da Frequência Digital Escolar Facial, em funcionamento desde o início do ano letivo para os alunos da zona urbana, outros módulos do Sistema de Gestão também já estão em operação, beneficiando alunos, professores e gestores escolares.
ü Acadêmico e Pedagógico: Permite o gerenciamento completo das informações dos alunos, incluindo matrículas, histórico escolar, registros de desempenho e frequência, facilitando o acompanhamento pedagógico.
ü Turma AEE (Atendimento Educacional Especializado): Viabiliza o acompanhamento dos alunos que necessitam de atendimento especializado, garantindo suporte e registro adequado das atividades.
ü Matrícula Online: Moderniza o processo de matrícula, permitindo que os responsáveis realizem inscrições de forma digital, sem a necessidade de deslocamento, otimizando tempo e recursos.
ü Professores Utilizando o Sistema: O corpo docente já está utilizando o sistema para registro de avaliação e acompanhamento pedagógico, frequências e notas dos estudantes.
ü Portal do Aluno: Disponibiliza aos alunos e responsáveis um ambiente virtual para consulta de notas, frequência e outras informações acadêmicas, promovendo maior interação com a escola.
ü App Education: Aplicativo proporciona o acesso facilitado às funcionalidades do Educa+ via dispositivos móveis, ampliando a conectividade e interação entre alunos, professores e gestores.
Módulos em Implantação Parcial
Além dos módulos já operacionais, outros estão em fase de finalização e ajustes, com previsão de conclusão nos próximos meses. São eles:
§ Educacenso - Dados Escola: Integra os dados das unidades escolares ao sistema nacional, garantindo precisão nas informações repassadas ao Ministério da Educação.
§ Lotação/Modulação: Sistema para organização e alocação de professores e servidores nas unidades escolares, garantindo distribuição eficiente da equipe.
§ Controle de Ponto: Ferramenta que permitirá o registro eletrônico da frequência dos servidores da educação, modernizando o acompanhamento da jornada de trabalho.
§ Transporte Escolar e Alimentação: Módulos que irão otimizar o gerenciamento dos serviços de transporte e merenda escolar, assegurando maior controle e qualidade no atendimento aos alunos.
§ Almoxarifado: Automatiza o controle de materiais e insumos das escolas, otimizando a gestão dos recursos educacionais e evitando desperdícios.
A previsão é de que até o final deste ano, tanto o Sistema de Gestão quanto o de Protocolos sejam implantados por completo em toda a rede municipal.