3. Educação
  4. Programa de leitura e escrita na educação infantil é tema do segundo dia formação da ‘Semana do Brincar’
Programa de leitura e escrita na educação infantil é tema do segundo dia formação da ‘Semana do Brincar’ Autor: Agência Santarém

Ronnie Dantas
Cerca de mil profissionais participam deste segundo dia de formação no Centro de Convenções Sebastião Tapajós

A programação da ‘Semana do Brincar’ promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria municipal de Educação (Semed), sob a coordenação do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI), teve prosseguimento neste sábado (25) no Centro de Convenções Sebastião Tapajós com o segundo dia seguido de formação, desta vez, voltada para professores da pré-escola e professores da educação infantil da rede municipal de ensino de Santarém.

Cerca de mil professores participantes conheceram o Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) cujo objetivo geral é a formação de professores da Educação Infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita, em creches e pré-escolas.

O LEEI é um programa de formação em nível nacional que integra o Brasil Alfabetizado e, em nível regional, o Alfabetiza Pará. As universidades estão responsáveis pelo programa. No Pará, a Universidade Federal do Pará (Ufpa) em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e a Universidade Federal de Marabá (Unifesspa) uniram forças nesse grande desafio e nessa proposta que é trabalhar a leitura escrita numa nova perspectiva.

Sinara Almeida da Costa, da Ufopa, atua como Formadora Estadual e está colaborando na formação dos professores. Segundo ela, o LEEI é um programa que quebra paradigmas e que vem com muita força em todo o Brasil.

“É uma tarefa muito desafiadora porque nós estamos trabalhando com uma nova perspectiva de trabalho com leitura e escrita na educação infantil, e não é mais como a gente fazia antigamente, no tempo das cartilhas, das letras, das sílabas, a nossa proposta agora é um trabalho contrário à esse, é um trabalho que parte do contexto, do texto, pra então lá no ensino fundamental a gente tá trabalhando com a técnica formal da escrita, então, é um programa que quebra paradigmas, é um programa que vem aí com muita força, ele está sendo proposto de norte a sul do Brasil, o Brasil inteiro integrado numa nova proposta de trabalhar tanto na alfabetização como no âmbito da educação infantil uma proposta diferenciada para o trabalho com leitura e escrita na educação infantil tendo o brincar, as interações, como eixos norteadores das práticas, como já propõe as Diretrizes Curriculares  Nacionais e a própria BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, explicou Sinara.

Ainda, segundo ela, o primeiro momento da formação é voltado para os professores de Pré-escola (crianças de 4 e 5 anos de idade) e será uma formação contínua, durante todo o ano de 2024, mas há uma proposta que a formação continue nos anos subsequentes destinada aos professores das creches (crianças de até 3 anos de idade).

A secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva comentou sobre a Formação em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios. A ideia, segundo ela, é alcançar 100% das crianças alfabetizadas.

“Hoje, nós começamos a formação do programa que é compromisso nacional pela criança alfabetizada, o programa LEEI, que vai trabalhar a leitura e a escrita das nossas crianças da educação infantil dentro de uma nova concepção, temos como instituição formadora a Ufopa com a professora Sinara, temos um grupo de formadores da secretaria de educação que irão trabalhar concomitante a um outro programa que é Alfabetiza Pará, o Alfabetiza é voltado para turmas de 1º e 2º ano , enquanto que o LEEI é para turmas da educação infantil e nós esperamos que nesse primeiro semestre, apesar do nosso resultado já ser fantástico com 95% da nossa população de crianças já alfabetizadas nós queremos alçar novos voos e alcançar o topo com todas as crianças desse município sabendo ler e escrever”, disse confiante a titular  da pasta da Educação.

Leia assunto relacionado:

Santarém 363 anos: Semana do Brincar abre a programação de aniversário da Pérola do Tapajós

Sobre o Programa LEEI

O LEEI constitui-se em uma proposta de desenvolvimento profissional que utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil como material didático. A partir de 2024, o LEEI será desenvolvido em 15 estados e mais o Distrito Federal, no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023.

Tem por objetivo ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.