As atividades da Semana da Pátria seguem engajando escolas e comunidades da rede de educação de Santarém. Nesta sexta-feira, 5, o bairro Maracanã foi palco do quinto dia de programação, reunindo centenas de pessoas que prestigiaram o desfile cívico em uma das principais ruas do bairro. A abertura ficou por conta do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC), seguido por 22 escolas e creches da rede municipal e particular, que emocionaram o público com apresentações marcadas por mensagens de preservação ambiental, cidadania e civismo.
Com o objetivo de aproximar as famílias e garantir a participação de todas as comunidades, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), adotou um formato descentralizado para os desfiles deste ano. O prefeito Zé Maria, que acompanhou o evento, destacou a importância dessa estratégia. “Quando você descentraliza, possibilita a participação das escolas e creches, atendendo ao desejo das crianças e dos pais em estar presentes. É um grande esforço logístico, mas vale a pena, porque conseguimos envolver toda a cidade. A programação está acontecendo conforme planejado, graças ao empenho da comissão da Semed, diretores, professores, pais e alunos. As crianças trouxeram mensagens lindas, principalmente sobre preservação ambiental e valorização da vida, além de homenagens às nossas forças armadas, profissionais da limpeza pública e outras categorias que fazem a diferença no dia a dia”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, reforçou a relevância da participação popular e do tema escolhido para os desfiles deste ano. “O que vimos aqui hoje foi muita criatividade e dedicação. O tema da preservação do meio ambiente esteve em evidência, algo fundamental para construir um futuro sustentável. Esse modelo descentralizado permite que a comunidade esteja mais próxima, que as famílias acompanhem de perto a apresentação de seus filhos e fortaleçam o vínculo com a escola”, destacou.
A professora Solange Teixeira, da UMEI Rosilda Campos, contou que a escola levou ao desfile apresentações sobre meio ambiente e trânsito.“Gostei muito do tema. Trabalhar a preservação ambiental junto com o civismo é fundamental. Foi emocionante ver nossos alunos na avenida, passando mensagens tão importantes”, disse.
Moradora do bairro, Rosicleia Mota, avó do pequeno John Will, aluno do primeiro ano da Escola Infantil Sofia, comemorou a realização do desfile perto de casa. “Foi muito bom, bem melhor do que se fosse no centro. A gente consegue participar, trazer a família e acompanhar de perto. Fiquei emocionada de ver meu neto desfilando”, contou.
O desfile contou com 22 instituições, entre creches, escolas municipais e particulares. A população compareceu em peso, lotando as calçadas e vibrando a cada apresentação, em um evento que fortaleceu o sentimento de pertencimento e valorização da comunidade local.
Participaram do desfile:
1. CEMEI Nossa Senhora do Rosário
2. CEMEI Cláudio Roberto de Almeida Oliveira
3. CEMEI Manuel Ruinaldo da Silva Corrêa
4. UMEI Rosilda Campos
5. CEMEI Prof. Luzia Reis
6. CEMEI Prof. Francisca Saldanha
7. UMEI Jua
8. Sofia Escola Infantil
9. Escola de Ensino Infantil e Fundamental ABC
10. Centro Educacional Estrela do Saber
11. E.M.E.I.F. Fernando José de Leão Guilhon
12. E.M.E.I.F. Prof. Ecila Nobre dos Santos
13. E.M.E.I.F. Prof. Maria Eunice Ferreira
14. E.M.E.I.F. Frei Juvenal
15. E.M.E.I.F. União Libertadora
16. E.M.E.I.F. Dom Floriano
17. E.M.E.I.F. Santa Luzia
18. E.M.E.I.F. Maestro Wilson Fonseca
19. E.M.E.I.F. Prof. Eilah Gentil
20. E.M.E.I.F. Prof. Aldo Ferreira Campos
21. Centro Educacional Primeira Infância
22. Escola Particular O Vencedor
Mais imagens...