1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Prefeitura de Santarém entrega Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro, na Aldeia Limãotuba
Prefeitura de Santarém entrega Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro, na Aldeia Limãotuba Autor: Rony Aires/CCOM

Prefeitura de Santarém entrega Escola N. Sra. do Perpétuo Socorro, na Aldeia Limãotuba

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Educandário foi reformado, ampliado e adequado ao padrão indígena.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou ontem, sexta-feira, 23, a reforma e ampliação da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Aldeia Limãotuba, no rio Tapajós.

Participaram da solenidade, o prefeito Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, os assessores da Semed, Nilton Araújo, do Núcleo de Rios, e Jecilaine Borari, do Núcleo de Educação Indígena, além dos vereadores Renilson Vinte (PSD), Alexandre Maduro (MDB), Alba Leal (MDB), Erasmo Maia (UB), e lideranças indígenas, o cacique da Aldeia Limãotuba, Inácio Queiroz, Marcílio Serrão, do CITUPI – Conselho Indígena Tupinambá, e Juvenal Sousa, do CITA - Conselho Indígena Tapajós Arapiuns.

O educandário, que funciona desde 1988, foi reconstruído no padrão indígena, com o intuito de melhor atender e valorizar a cultura dos aldeados, formando cidadãos críticos e atuantes na luta pelos direitos indígenas.

O gestor da escola, Sérgio Sales, destacou como histórica a entrega da obra para  a aldeia.

“Estamos inaugurando essa escola com muita alegria no coração, porque nós lutamos para dar um espaço acolhedor para os nossos alunos. E hoje temos esse espaço adequado, salas bem equipadas, então eu só tenho a agradecer ao nosso deus Tupã. Não tenho mais palavras para descrever o quanto estou feliz por esse enorme avanço em nossa aldeia. Essa é uma entrega histórica pra nós, uma conquista enorme, e as nossas crianças merecem!”, enfatizou.

Atualmente, o educandário é anexa da escola polo Luís Antônio Almeida, e conta com um quadro de 10 servidores. A reconstrução trouxe para a escola quatro salas de aula com arquitetura indígena, uma secretaria, cozinha, depósito e banheiros. Um investimento de R$ 997.225,37 mil.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, frisou a importância de investir nas crianças que moram nas aldeias.

“Nossas crianças merecem esse olhar carinhoso, essas melhorias nas escolas. O número de alunos indígenas é grande e os investimentos em educação, também, devem ser. Que as nossas crianças recebam aqui uma educação de qualidade e continuem sendo bem cuidadas.”, disse a titular da pasta.

O prefeito Zé Maria Tapajós lembrou o quanto ter uma boa escola dentro de uma aldeia, em uma comunidade ribeirinha, faz com que as crianças vislumbrem um futuro na profissão que desejam.

“Eu estou muito feliz, mas é um enorme desafio construir uma escola dessa aqui na aldeia. Imaginem só o quanto não foi difícil trazer os tijolos e demais materiais de construção pra cá. Eu sou um prefeito do interior, eu sei como é. Então, essa é uma grande conquista, que eu espero que todos usufruam da melhor forma”, finalizou o prefeito.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.