A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou ontem, sexta-feira, 23, a reforma e ampliação da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na Aldeia Limãotuba, no rio Tapajós.
Participaram da solenidade, o prefeito Zé Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, os assessores da Semed, Nilton Araújo, do Núcleo de Rios, e Jecilaine Borari, do Núcleo de Educação Indígena, além dos vereadores Renilson Vinte (PSD), Alexandre Maduro (MDB), Alba Leal (MDB), Erasmo Maia (UB), e lideranças indígenas, o cacique da Aldeia Limãotuba, Inácio Queiroz, Marcílio Serrão, do CITUPI – Conselho Indígena Tupinambá, e Juvenal Sousa, do CITA - Conselho Indígena Tapajós Arapiuns.
O educandário, que funciona desde 1988, foi reconstruído no padrão indígena, com o intuito de melhor atender e valorizar a cultura dos aldeados, formando cidadãos críticos e atuantes na luta pelos direitos indígenas.
O gestor da escola, Sérgio Sales, destacou como histórica a entrega da obra para a aldeia.
“Estamos inaugurando essa escola com muita alegria no coração, porque nós lutamos para dar um espaço acolhedor para os nossos alunos. E hoje temos esse espaço adequado, salas bem equipadas, então eu só tenho a agradecer ao nosso deus Tupã. Não tenho mais palavras para descrever o quanto estou feliz por esse enorme avanço em nossa aldeia. Essa é uma entrega histórica pra nós, uma conquista enorme, e as nossas crianças merecem!”, enfatizou.
Atualmente, o educandário é anexa da escola polo Luís Antônio Almeida, e conta com um quadro de 10 servidores. A reconstrução trouxe para a escola quatro salas de aula com arquitetura indígena, uma secretaria, cozinha, depósito e banheiros. Um investimento de R$ 997.225,37 mil.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, frisou a importância de investir nas crianças que moram nas aldeias.
“Nossas crianças merecem esse olhar carinhoso, essas melhorias nas escolas. O número de alunos indígenas é grande e os investimentos em educação, também, devem ser. Que as nossas crianças recebam aqui uma educação de qualidade e continuem sendo bem cuidadas.”, disse a titular da pasta.
O prefeito Zé Maria Tapajós lembrou o quanto ter uma boa escola dentro de uma aldeia, em uma comunidade ribeirinha, faz com que as crianças vislumbrem um futuro na profissão que desejam.
“Eu estou muito feliz, mas é um enorme desafio construir uma escola dessa aqui na aldeia. Imaginem só o quanto não foi difícil trazer os tijolos e demais materiais de construção pra cá. Eu sou um prefeito do interior, eu sei como é. Então, essa é uma grande conquista, que eu espero que todos usufruam da melhor forma”, finalizou o prefeito.