O Parque da Cidade recebeu nesta quinta-feira, 21, a III Mostra de Educação Especial de Santarém, evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Divisão de Educação Especial - DEE. Este ano, a iniciativa contou com a participação de 32 escolas municipais das regiões urbana, planalto e rios, que expuseram 36 projetos que atendem aos estudantes com necessidades especiais.
O evento ocorre com o intuito de socializar todos os trabalhos que são desenvolvidos dentro das escolas, pelo AEE (Atendimento Educacional Especializado) voltados para os alunos com especificidades como TEA - Transtorno Espectro Autista, TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, TOD - Transtorno Opositivo Desafiador, cegos, surdos, cadeirantes, dentre outras necessidades especiais.
"Sobretudo, esse evento acontece para mostrar que os alunos, mesmo com limitações, são capazes de desenvolver atividades e aprender, com a ajuda desses projetos que estão sendo expostos hoje, aqui. Além disso, essas iniciativas também impactam a vida dos alunos não-especiais, já que eles acabam por entender que essa convivência permite que eles se ajudem mutuamente. Esse é um momento de muita aprendizagem, prova disso é que temos aqui hoje projetos voltados para a tecnologia, LIBRAS [Língua Brasileira de Sinais], Braille, então são mecanismo utilizados pelos educadores para fazer com que todas as crianças consigam aprender", pontuou o coordenador da Mostra, professor Mario Fernando.
Durante a programação, alunos com TEA, da Escola Municipal Fluminense, se apresentaram tocando violino (Miguel Gomes) e cantando (Ana Luísa Pedroso); e a aluna ouvinte Amanda Araújo, interpretou uma música em LIBRAS.
Presente no evento, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, se emocionou durante as apresentações e engrandeceu o empenho das escolas em participarem da Mostra e levarem seus projetos para serem expostos.
"Quero agradecer e exaltar os trabalhos que vocês desenvolvem dentro das escolas, tenham a certeza de que esses projetos fazem toda a diferença na vida das crianças. E o que está aqui hoje, é realmente, apenas uma mostra de outros tantos projetos que acontecem dentros das unidades de ensino. Vocês todos estão de parabéns!", disse.
Um dos projetos em exposição, foi da Escola Municipal Professora Maria das Graças Lima de Almeida, do Residencial Salvação, que apresentou diversos brinquedos didáticos, confeccionados em conjunto pelas professoras do AEE.
"O projeto 'Acessibilidade e Inclusão Vencendo Barreiras' realiza diversas ações, como formações e atividades, porque a inclusão é muito ampla, e nós fazemos questão de contar com a participação de toda a comunidade. Na nossa escola são 60 alunos atendidos pelas 5 professoras do AEE, e o trabalho que desenvolvemos é para potencializar o ensino-aprendizagem das crianças", detalhou a professora Claya Nórbia Melo.
Atualmente, a rede municipal de Santarém conta com mais de 400 professores do AEE, que atendem a 2.796 alunos especiais, com deficiências diversas, sendo mais de 1.550 com TEA, 111 que recebem atendimento domiciliar, 3 atendidos em ambiente hospitalar, além de 34 alunos surdos e outros 34 cegos. Um total de 1.637 alunos na zona urbana, 505 na região de planalto, 311 na região de rios e mais 346 atendidos em Umei's e Cemei's.