1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Semed realiza 4º módulo de formação do Alfabetiza Pará com foco em equidade e práticas antirracistas
Semed realiza 4º módulo de formação do Alfabetiza Pará com foco em equidade e práticas antirracistas Autor: Ronnie Dantas / Caio Lobato

Semed realiza 4º módulo de formação do Alfabetiza Pará com foco em equidade e práticas antirracistas

Ronnie Dantas
Publicado em - Atualizado
Evento celebrou as boas práticas de aprendizagens com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos nas escolas em 2025

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (19) o 4º Módulo de Formação do Programa Alfabetiza Pará. O tema do encontro, ocorrido na Escola de Artes Emir Bemerguy, foi “Fomento de Estratégias Inclusivas para garantir equidade e participação na sala de aula por meio de metodologias ativas” e reuniu cerca de 130 profissionais das regiões de rios, planalto e zona urbana.

O evento também foi uma oportunidade para celebrar boas práticas de aprendizagem, com apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos pelos pedagogos nas escolas da rede municipal em 2025.

O Secretário Municipal de Educação, Nilton Araujo, esteve acompanhado do Articulador Estadual de Ensino do Alfabetiza Pará, Professor Vitor Pantoja, da Articuladora Municipal de Ensino, Professora Patrícia Freitas, além dos assessores de núcleos da Semed: João Magalhães (zona urbana), Maria Dircelina Tavares (planalto), Iriany Oliveira (rios), Leandro Laurindo (quilombola) e Jecilaine Borari (indígena).

“Esse quarto módulo de formação trata da educação com equidade e também aborda a prática antirracista. Queremos que esses temas façam parte da formação da nossa rede como prática diária e não algo a ser tratado apenas em épocas específicas. Trabalhamos esses temas ao longo de 2025 e, em 2026, também farão parte do nosso currículo contínuo, incorporando vivências de equidade e práticas antirracistas aliadas à alfabetização”, garantiu a articuladora do Alfabetiza Pará em Santarém, Patrícia Freitas.

O Programa Alfabetiza Pará desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional das crianças, pois tem como foco garantir que todos os estudantes alcancem a alfabetização na idade certa. Por meio de formações contínuas para professores, acompanhamento pedagógico, materiais didáticos estruturados e ações articuladas com os municípios, o programa fortalece as práticas de ensino e melhora a qualidade da aprendizagem.

O Articulador Estadual de Ensino do Programa Alfabetiza Pará, Professor Vitor Pantoja, anunciou uma novidade aos presentes: um decreto assinado pela Presidência da República torna o CNCA (Compromisso Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) permanente em todo o Brasil. Com isso, o Alfabetiza Pará passa a ser um programa permanente.

“É um suporte que o governo federal oferece aos estados e municípios por meio de políticas públicas estaduais e municipais. Por exemplo, o Alfabetiza Pará passa a ser permanente. Cabe a cada ente federado executar essas ações para garantir que os índices de alfabetização e fluência leitora das crianças estejam adequados ao CNCA. É uma ótima notícia, pois o Alfabetiza é uma política que vem dando grandes frutos: a cada ano, nossas crianças se aproximam cada vez mais dos índices que almejamos”, pontuou Vitor.

“O Grupo de Dança ‘Banzeiro’, de Alter do Chão, participou do evento com apresentações de danças e ritmos típicos da região. A aluna do 3º ano da Escola Municipal Fluminense, Ester Aruna, recitou o poema “O Direito de Ser”, de Cecília Meirelles.

O Secretário Municipal de Educação, Nilton Araujo, ressaltou o compromisso da Semed em continuar a parceria com o Programa Alfabetiza Pará.

“Pudemos observar, nas apresentações e exposições, que o Alfabetiza Pará está sendo levado a sério pelas unidades de ensino e percebemos a importância que ele tem para a alfabetização dos nossos alunos da rede municipal. Já estamos nos organizando para trabalhar 2026 dentro do cronograma do programa de formações. Queremos intensificar as formações in loco, levando nossos servidores e técnicos às sub-regiões – urbana, rios e planalto – como parte dessa articulação municipal e estadual”, frisou o titular da pasta da Educação.

Na próxima semana, nos dias 25 e 26, ocorrerá a última formação do ano, no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, com a participação de professores do 1º e 2º ano (dia 25) e do 3º ao 5º ano (dia 26).

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.