Como parte da preparação para os exames do Sistema de Avaliação da Educação Básicam (SAEB), a Escola Municipal São José Operário realizou nesta quinta-feira (9), uma programação voltada para os alunos do 5º ano do ensino fundamental.
Na oportunidade, as crianças participaram de brincadeiras sobre assuntos das disciplinas português e matemática, aprendidos dentro das salas de aula. A gincana foi pensada para fazer com que as crianças, de forma descontraída, pudessem ter os conhecimentos testados.
Jossiley Sena, gestor da escola São José Operário, ressaltou que apesar de as crianças serem submetidas às provas somente em outubro, os preparativos tiveram início no mês de março.
"Esse dia 'D' foi preparado com muito carinho para os nossos alunos, mas essa é só uma das ações que estamos realizando desde março em preparação para o SAEB. Aqui, na escola, temos quatro turmas de 5º ano, e com esse trabalho que estamos desenvolvendo esperamos aumentar a nossa nota, alcançando os 66 pontos. Queremos que as crianças façam as provas tranquilas e relaxadas, e para isso elas precisam estar seguras", ressaltou.
Em 2022, a escola São José Operário subiu no índice em 8 pontos, ficando com uma aprovação de 98%. Este ano, 130 alunos da escola farão a prova no dia 30 de outubro.
Sobre o SAEB
O SAEB é uma avaliação nacional realizada a cada dois anos pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, para verificar a qualidade do ensino no Brasil. A avaliação diagnóstica utiliza testes e questionários para analisar o nível de aprendizagem dos estudantes e identificar fatores que influenciam o desempenho, servindo como base para o cálculo do Ideb e a formulação de políticas públicas mais eficazes.
São submetidos às provas do SAEB alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares. A avaliação consiste na aplicação de testes de proficiência em língua portuguesa e matemática, além de questionários contextuais.
Além de diagnosticar a qualidade e eficiência da educação no país, o SAEB também identifica as condições de ensino e outros fatores que podem afetar o desempenho dos alunos. Os resultados do SAEB são usados na composição do indicador da qualidade do ensino. As informações coletadas ajudam os governos (federal, estaduais e municipais) a desenvolverem políticas mais adequadas para a melhoria da educação.