Profissionais da educação infantil de unidades municipais de ensino de Santarém participaram na manhã de sábado, 30, do segundo dia de treinamento da Lei Lucas. O mini-curso de primeiros socorros foi ministrado por enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio do Núcleo Técnico de Educação Infantil - NTEI, tem como objetivo capacitar 1.600 professores, pedagogos e coordenadores de creches, que lidam diariamente com a iminência de acidentes dentro das unidades educacionais. Com o intuito de orientar esses profissionais para agirem em situações de emergência.
A enfermeira Adélia esclarece que a formação é importante, pois quando se trata da saúde, os pronto atendimento faz toda a diferença para salvar uma vida ou evitar sequelas permanentes.
“É importante que os profissionais da educação tenham esse esclarecimento e saibam o que fazer quando se depararem com uma situação adversa. Hoje nós buscamos ensinar e mostrar na prática como socorrer alguém que esteja com suspeita de fratura, engasgo, cortes, enfim”, disse.
A Lei Lucas (13.722/2018), foi criada após a morte do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu por asfixia durante um passeio escolar, após se engasgar com um pedaço de cachorro quente. Para evitar que casos semelhantes ocorram, a lei prevê que profissionais da educação, das redes pública e privada, passem por capacitações para atuarem em casos necessários, até a chegada da ambulância.
A coordenadora do NTEI da SEMED, Nádia Aguiar, pontua que quando se trata de crianças, os profissionais, por mais cuidado que tenham, têm que lidar com o fator ‘imprevisível’.
“As crianças vão para as creches para aprender brincando, e pode ser que ocorra algum acidente nessa interação com os coleguinhas. Nossa obrigação, enquanto SEMED, é fazer com que nossos profissionais saibam agir diante das mais adversas situações, sempre priorizando o bem estar das crianças. Esse treinamento vem para isso: reforçar esse nosso compromisso com as crianças”, frisou.
A formação continua na segunda quinzena de setembro, levando o mesmo curso de primeiros socorros para os profissionais da educação municipal.