1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Dia 'D' das Planilhas é realizado na Semed para avaliar o ensino aprendizagem dos estudantes da rede municipal
Dia 'D' das Planilhas é realizado na Semed para avaliar o ensino aprendizagem dos estudantes da rede municipal Autor: Ascom Semed

Dia 'D' das Planilhas é realizado na Semed para avaliar o ensino aprendizagem dos estudantes da rede municipal

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Data é escolhida bimestralmente para que pedagogos apresentem os diagnósticos junto à Secretaria.

Foi realizada nesta sexta-feira, 4, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a primeira reunião de 2025 com os pedagogos das escolas da região urbana de Santarém. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do ensino aprendizagem dos estudantes no 1º bimestre do ano letivo.

O encontro teve como objetivo debater, entre os pedagogos e a coordenação pedagógica, o consolidado dos dados recolhidos dentro das escolas. Essas informações são entregues na Semed no formato de planilhas, que servem como registros do acompanhamento. 

A pedagoga Ilce Góes, da Escola Municipal Maria Eunice Ferreira da Silva, no Residencial Salvação, ressalta que o acompanhamento realizado individualmente com os estudantes é importante, pois a partir dessa avaliação é que ocorrem as interferências, caso necessário.

"Nas nossas visitas, nós observamos a leitura, a escrita, a frequência, a interação das crianças. E esse trabalho é muito benéfico, porque traz pra gente o conhecimento do aprendizado de cada criança para que sejam alcançados bons resultados, que são apresentados à coordenação para avaliação do nível da escola, e assim, darmos continuidade no trabalho", explicou.

Em Santarém, há 64 escolas na região urbana, incluindo as Escolas do Parque e a de Artes Emir Hermes Bemerguy, que também atendem a alunos das escolas municipais e oferecem um complemento nas atividades educativas.

Segundo o Assessor do Núcleo da Zona Urbana, João Magalhães, o compartilhamento dessas informações é muito proveitoso para que seja feita a análise de todo o trabalho e o panorama das escolas que precisam de mais atenção.

"A partir dessa visão geral que conseguimos ter com os resultados apresentados, são  realizadas visitas redobradas, quando é preciso. Então, nós buscamos soluções para os problemas, ocorre a busca ativa para saber porque o aluno falta às aulas, um acompanhamento especial com o estudante que tem dificuldade de leitura, por exemplo, e também levamos os casos específicos para o Conselho Tutelar, para interferência", finalizou.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.