Celebrar a educação como ponte para um mundo mais acessível, mais humano e mais justo. Foi com esse propósito que a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na noite desta segunda-feira, 29, a certificação de 120 servidores públicos que concluíram os cursos de Libras e Braille, nível básico. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório do Sindicato dos Profissionais da Educação de Santarém (Sinprosan).
As formações, coordenadas pela Divisão de Educação Especial da Semed, foram realizadas entre os meses de março e setembro desse ano, com carga horária de 180 horas. As aulas aconteceram nas escolas Ezeriel Mônico de Matos, Ubaldo Corrêa, Hilda Mota e Maria de Lourdes. Ao todo, 99 servidores concluíram o curso de Libras e outros 21, o de Braile.
O prefeito Zé Maria Tapajós foi representado pelo Secretário Municipal de Educação Nilton Araujo. Além dele, o dispositivo contou com a presença do Coordenador da Divisão de Educação Especial, Raimundo Nonato Sousa, representante dos professores ouvintes, Emerson Saraiva e representantes dos professores surdos, Andresson Charles. Todo o cerimonial foi conduzido em Português e Libras e auto descritivo para que todos pudessem acompanhar.
O Hino Nacional ganhou interpretação em Libras, assim como o Hino de Santarém, que teve a participação especial de Eriane e Erine, filhas de alunos dos cursos de Libras, que fizeram a tradução do hino.
O Coordenador da Divisão de Educação Especial, Nonato Sousa, ressaltou que a Semed, desde 2017, vem fortalecendo a acessibilidade no município.
"A Semed tem trabalhado a questão da acessibilidade desde 2017, para que as pessoas surdas possam se sentir incluídas. Vamos avançar ainda mais já no início de 2026, com a graça de Deus, com uma experiência da classe bilíngue, junto com o Centro de Referência. Mais do que entregar certificados, celebramos escolhas, a escolha de aprender para incluir, a escolha de ensinar para transformar, e a escolha de comunicar para conectar. Hoje celebramos não somente a conclusão dos cursos, mas também a valorização da inclusão, do respeito e da comunicação sem barreiras.” ressaltou Nonato Sousa.
O Secretário Municipal de Educação Nilton Araujo, pontuou que, com a certificação, os servidores estão mais preparados para atender as demandas e o mercado de trabalho. Ele também relatou que, em breve, pretende iniciar uma classe bilingue.
“Com certeza, com essa formação esses servidores estão mais preparados para o mercado de trabalho e vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a acessibilidade e a inclusão no nosso município. Já temos como prioridade, formar classes bilíngues, para que possamos formar servidores e já começar a pensar na instalação do nosso Centro de Referência para as crianças, nossos alunos especiais. Com o Centro, vamos dar mais fluidez no atendimento, com profissionais capacitados e com melhores condições para atender nossas crianças”, completou Nilton.
Antes de receberem os certificados, os alunos, divididos em turmas, demonstraram, na prática, um pouco do que apreenderam durante os cursos através de apresentações culturais, como danças e interpretação de lendas.
Formação em Libras é Lei
Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS foi reconhecida através da Lei N° 10.436/02. Determina-se que sejam garantidas maneiras institucionalizadas de apoio ao uso e difusão, bem como a inclusão da disciplina de Libras como parte integrante do currículo nos cursos de formação de professores. Mediante a essa garantia, é que foi criada a lei Municipal no Município de Santarém em 2017 e aprovada em 2020, de autoria do vereador Ronan Liberal, que inclui o Ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS nos programas de formação continuada em serviço da Secretaria Municipal de Educação para os profissionais da educação da rede municipal de ensino.