Com o intuito de mobilizar toda a rede municipal para a aplicação das provas do SAEB e do SISPAE, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta quarta-feira (1º), no auditório Manoel Vasconcelos, um encontro com gestores e pedagogos.
Na ocasião, os servidores puderam conhecer melhor as diretrizes e compreender a importância da realização dos exames para o município, uma vez que os resultados obtidos impactam diretamente na destinação de recursos.
O SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) é um conjunto de avaliações externas em larga escala realizadas no Brasil para diagnosticar a qualidade da educação básica e os níveis de aprendizagem dos alunos, por meio de testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários contextuais aplicados a cada dois anos. O resultado dessas avaliações é utilizado para calcular o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O público-alvo são estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental. A aplicação dos testes e questionários ocorrerá no período de 20 a 31 de outubro.
Já o SISPAE (Sistema Paraense de Avaliação) tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, a fim de monitorar e melhorar a qualidade do ensino. Por meio dessas avaliações em larga escala, são gerados indicadores que subsidiam a formulação de políticas educacionais e a implementação de ações pedagógicas no Estado. O resultado é utilizado para traçar um diagnóstico da educação no Pará. O público-alvo são estudantes do 2º, 4º, 5º e 8º anos do Ensino Fundamental. A aplicação ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro.
O secretário municipal de Educação, Nilton Araújo, destacou que Santarém conta com 412 escolas distribuídas nas regiões de rios, planalto e urbana, atendendo cerca de 63 mil alunos.
"Toda essa comunidade escolar, todos os nossos servidores precisam estar alinhados e concentrados em obter bons resultados. É importante que o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do nosso Município esteja elevado, para que as nossas escolas recebam recursos suficientes para proporcionar aos alunos mais qualidade no material didático, na estrutura física, na alimentação escolar, enfim. Vamos continuar trabalhando para alcançar resultados satisfatórios, e esse encontro hoje, aqui, é pra isso: chamar a atenção dos gestores e pedagogos para as provas do SAEB e do SISPAE", disse.