Com o objetivo de incentivar hábitos alimentares saudáveis na primeira infância e, ao mesmo tempo, combater problemas de cárie apresentados pelas crianças, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônia Corrêa e Sousa, localizado no bairro Santo André, entregou nesta quinta-feira (16) a horta escolar Floriano Franco (in memoriam) totalmente revitalizada.
A cerimônia contou com a presença de diversos parceiros do projeto, entre eles o presidente do Centro Comunitário do Santo André (CECSAN), Raimundo Vitor de Sousa; o professor do curso de Agronomia da Ulbra, Gilbson Santos; a gerente administrativo-financeira da agência Sicredi Anísio Chaves, Clementina Elizabeth; o secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Melo; a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia; a coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Nádia Aguiar; e a coordenadora do Cemei, Geones Marques.
Por meio do projeto “Horta Escolar: um espaço de aprendizagem na promoção de hábitos saudáveis na primeira infância”, apresentado e aprovado pelo Fundo Social do Sicredi, a escola garantiu recursos de R$ 5 mil para a revitalização e manutenção do espaço.
A presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar de Santarém (COOPAFS), Lucilene Sousa, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento da agricultura familiar e para o aprendizado das crianças.
“Essa horta escolar trouxe qualidade de vida, alimentação saudável e mudanças de hábitos. Nós estamos aqui mais um ano celebrando e mantendo essa parceria, não só nesta escola, mas em outras também. Para nós, da COOPAFS, é importante porque são os nossos hortifrutis que chegam às escolas, e as crianças daqui podem vivenciar na prática desde o plantio até a colheita, com o consumo direto da fonte”, afirmou.
Além do projeto do Cemei, o Sicredi contempla outros 17 projetos em 2025, entre eles “Educação Financeira”, “Projeto Pedagógico A União Faz a Vida” e “Voluntariado Dia C – Amor em Ação”.
A gerente da agência Sicredi Anísio Chaves, Clementina Elizabeth, ressaltou a parceria de três anos com o Cemei e a importância do apoio do Fundo Social.
“O Sicredi já é parceiro do Cemei há cerca de três anos, e este ano a escola submeteu o projeto de revitalização da horta. Nosso Fundo Social tem o objetivo de beneficiar entidades com projetos sociais. Analisamos e vimos a relevância desta proposta, voltada à alimentação saudável das crianças, e hoje celebramos a concretização dessa iniciativa”, destacou.
Desde 2018, o Cemei Antônia Corrêa e Sousa mantém o compromisso com a alimentação saudável por meio da implantação de sua primeira horta escolar. O espaço busca incentivar a introdução de bons hábitos alimentares, orientar as famílias e promover a vivência do cultivo e consumo de verduras e hortaliças desde a primeira infância.
A coordenadora do Cemei, Geones Marques, reforçou o valor pedagógico e nutricional do espaço.
“Esse espaço é de fundamental importância não só pelo cultivo, mas pela prática diária. As crianças terão um ambiente de aprendizagem, onde poderão acompanhar o processo de desenvolvimento das hortaliças e depois consumi-las na alimentação escolar. Queremos, com isso, incentivar cada vez mais a inserção de hábitos alimentares saudáveis”, afirmou.
“Geones informou ainda que, ao longo do ano, o Cemei desenvolve diversas ações para promover a alimentação saudável e a prevenção da saúde bucal das crianças.