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Com o tema 'Fazendo Arte, Inclusão e Expressão na Educação Infantil', Cemei Rutilene Melo realiza a V Mostra de Educação Inclusiva Autor: NTEI/SEMED

Com o tema 'Fazendo Arte, Inclusão e Expressão na Educação Infantil', Cemei Rutilene Melo realiza a V Mostra de Educação Inclusiva

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Programação teve como objetivo promover práticas pedagógicas como incentivo às expressões artístico-culturais das crianças.

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Rutilene Melo Pereira, do bairro Prainha, foram os grandes protagonistas da V Mostra de Educação Inclusiva, promovida pela unidade educacional nesta sexta-feira (14). Com o tema 'Fazendo Arte, Inclusão e Expressão na Educação Infantil', estavam expostos trabalhos feitos a mão pelos alunos.

O projeto foi idealizado com o propósito de promover a inclusão plena a todas as crianças, independente de suas especificidades. No contexto da educação infantil, arte contribui para valorizar a diversidade e garantir o direito ao desenvolvimento, respeitando as singularidades de cada criança.

Maila Aguiar, coordenadora do Cemei Rutilene Melo, ressalta que a promoção de práticas pedagógicas inclusivas incentivam a expressão artística e cultural das crianças da educação infantil, valorizando as produções espontâneas e criativas.

"Esse evento foi preparado a muitas mãos, numa parceria entre a escola e as famílias das crianças. Nós escolhemos alguns artistas [plásticos] e as crianças fizeram a releitura das obras. Então, trabalhamos bastante o lúdico, a contação de histórias e fomos visualizando os pequenos artistas que temos aqui [no CEMEI], cada um com seu tempo, com sua individualidade. E esse trabalho impactou a todos nós, então, estamos muito felizes com a nossa Mostra. Especialmente, pela evolução das crianças que atendemos, que segundo relatos dos familiares, foram acolhidas e puderam desenvolver habilidades, e é essa igualdade que buscamos para todas as crianças", disse.

A Mostra foi pensada e executada como uma exposição coletiva evidenciando o potencial, a diversidade e a singularidade de cada criança, respeitando as diferenças individuais e estimulando elementos como a pintura, as colagens, a música, a dramatização, adaptando os materiais utilizados e reconhecendo a arte como forma de comunicação e construção da identidade infantil.

Presente no evento, o secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, pontuou que atividades como essa formam cidadãos mais conscientes e despertam nosso olhar diante das diferenças.

"Participar de um evento como esse, nos faz querer acolher as crianças e nós também aprendemos com elas. A comunidade escolar da Prainha está de parabéns por esse trabalho, já que programações como essa permitem a interação e a participação das famílias dentro do espaço escolar. Que essa seja uma iniciativa que sirva de inspiração para outras unidades, pelo empenho e beleza de começar logo cedo a ensinar a inclusão às crianças", concluiu.

 

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