Quatro projetos desenvolvidos por alunos do 9º ano da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes estão entre os favoritos para serem premiados na 8ª edição da Feira de Ciências e Tecnologias Educacionais da Mesorregião do Baixo Amazonas (Fecitba), realizada nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) no Parque da Cidade.
Promovido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), o evento reúne estudantes e professores da educação básica e pesquisadores da região, com o objetivo de incentivar a iniciação científica e fortalecer a cultura de pesquisa nas escolas.
Os projetos foram orientados pela professora Elielma Nascimento e coorientados por Claudia Silva de Castro, da Ufopa. Eles surgiram a partir do tema “Luz, Ciência, Arte e Contemplação”, apresentado na Feira do Conhecimento realizada em maio deste ano na escola.
A professora Elielma explicou que as iniciativas foram desenvolvidas como parte do produto educacional de seu mestrado em Ensino de Física.
“Parte do produto educacional é o desenvolvimento desses projetos com a turma do 9º ano. O resultado foi tão positivo que se expandiu para toda a escola. A apresentação na Fecitba foi ontem, e os alunos se saíram muito bem, demonstrando segurança e entusiasmo. Nossa expectativa vai além dos resultados: o mais importante é o aprendizado, a oportunidade e o conhecimento que eles adquiriram”, destacou.

Os quatro projetos foram apresentados durante a programação da feira, juntamente com outros trabalhos científicos de estudantes do ensino fundamental e médio, nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Linguística, Letras e Artes.
Na tarde desta sexta-feira (24), das 14h às 17h, ocorre a cerimônia de encerramento e premiação. Além da entrega de certificados e troféus aos vencedores, será concedido o Prêmio DesinformAção Zero, voltado a produções audiovisuais de estudantes do ensino médio sobre o combate à desinformação.
Organizada pelo Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico (CPADC) do Instituto de Ciências da Educação (Iced/Ufopa), a Fecitba conta com uma programação repleta de atividades científicas, culturais e educacionais abertas ao público.

Os projetos apresentados
LUZ! O QUE DIZ A HISTÓRIA?
Apresentado pelos alunos Luan Carlos Amaral de Oliveira, Jordana Batista Macambira e Iasmim Heloise Ferreira Pereira, o projeto investigou como os conceitos sobre a luz foram compreendidos e transformados ao longo do tempo — das civilizações antigas aos avanços da física moderna — e de que maneira esse percurso histórico pode contribuir para o ensino de ciências no ensino fundamental. O estudo buscou compreender a importância da luz na história da ciência, identificar explicações culturais e teóricas sobre o fenômeno e construir materiais didáticos que representassem essa evolução.
FENÔMENOS DA LUZ NA NATUREZA
Apresentado por Ana Lívia Santos Lima, Emily Figueira de Azevedo e Lucas Ryan Picanço Protázio, o projeto teve como objetivo investigar manifestações da luz observadas no cotidiano e na natureza, relacionando ciência e meio ambiente de forma criativa e contextualizada. O grupo buscou responder às perguntas: Quais fenômenos luminosos podem ser observados na natureza? e como a ciência explica esses fenômenos?

LUZ E VIDA NO PLANETA
Desenvolvido por Ana Clívia Oliveira Serrão, Débora Priscila Leal Pedroso e Isabele Lopes Costa, o trabalho analisou a importância da luz para a manutenção da vida na Terra, explorando como seus fenômenos influenciam o equilíbrio térmico, os processos biológicos e a percepção humana. O grupo também criou experimentos e objetos didáticos com materiais reaproveitáveis, promovendo consciência ambiental e científica.
LUZ E A VISÃO HUMANA
O grupo formado por Matheus Guilherme Braga Régis, Julian Batista da Silva e Nícolas Lorran Batista Seriqueinvestigou como a luz possibilita a formação de imagens e a percepção das cores. A pesquisa destacou a importância da luz na forma como percebemos o mundo e suas aplicações em tecnologias ópticas, como câmeras e lentes.
Autor:
Ascom Brigadeiro Eduardo Gomes