A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encerrou nesta quarta-feira (26) o quarto e último módulo de formação do ano do Programa Alfabetiza Pará.
O evento, realizado no Centro de Convenções Sebastião Tapajós, reuniu cerca de 1.400 professores — de 1º e 2º ano (terça-feira) e de 3º ao 5º ano (quarta-feira) — das regiões de rios, planalto, zona urbana, comunidades indígenas e quilombolas, durante dois dias de programação. O prefeito Zé Maria Tapajós prestigiou a abertura, acompanhado do vice-prefeito Carlos Martins, do secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, e da articuladora municipal de Ensino, Patrícia Freitas.

Na terça-feira (25), com o subtema “Celebrando a aprendizagem”, os professores do 1º e 2º ano refletiram, em um primeiro momento, sobre a diversidade textual na alfabetização e a produção de textos compartilhada e autônoma na alfabetização inicial, abordando os gêneros textuais — textos acumulativos e contos. No segundo momento, discutiram a construção do leitor crítico e do escritor na alfabetização.
Já nesta quarta-feira (26), a programação continuou com o subtema “Recomposição de aprendizagem”, voltado aos professores do 3º ao 5º ano, com abordagem sobre “Políticas Públicas de educação voltadas para a inclusão, diversidade e igualdade de direitos; diversidade cultural, social e identitária no ambiente escolar, pautada nos direitos humanos”.

A articuladora municipal de Ensino, Patrícia Freitas, explicou a dinâmica do evento e avaliou a programação como positiva.
“Hoje nós encerramos o quarto módulo com a Frente Formativa de 3º ao 5º ano, com os professores que contemplam a recomposição da aprendizagem. A Frente Formativa é nova no programa, mas os professores entenderam como funciona o projeto piloto, que agora faz parte do CNCA (Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada) como meta de lei permanente. Então, a gente avalia como positivo. Os professores vieram, trouxeram trabalhos praticados em sala de aula e estamos conseguindo alcançar os resultados propostos”, avaliou Patrícia.

Por meio de trabalhos expostos nos corredores do Centro de Convenções, os alunos demonstraram, na prática, o que aprenderam em sala de aula.
O secretário municipal de Educação, Nilton Araujo, comentou sobre o Programa, cuja adesão na rede municipal ocorreu em 2023. Para ele, os resultados têm sido satisfatórios.
“Hoje estamos fazendo a culminância do projeto neste ano, mas o Alfabetiza já faz parte da rede municipal desde 2023. Todas as escolas que fizeram adesão, passaram a conhecer o programa e a aplicá-lo, têm resultados satisfatórios. Esse é o nosso principal objetivo por meio do programa: melhorar o índice de alfabetização do município, alfabetizando todos os alunos na idade certa”, ressaltou Nilton.

O Programa Alfabetiza Pará desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional das crianças, pois tem como foco garantir que todos os estudantes alcancem a alfabetização na idade correta.
Na oportunidade, a professora Adriane Emille Cardoso, da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, da comunidade Patauazal, anexa da Escola São Vicente de Paula, no Lago Grande, foi convidada a apresentar aos participantes o trabalho intitulado “Carimbó na Alfabetização”, que representará o município de Santarém no II Seminário Estadual do Programa Alfabetiza Pará, a ser realizado no dia 10 de dezembro, em Belém.

O prefeito Zé Maria Tapajós fez questão de prestigiar a abertura do evento e conhecer de perto alguns dos trabalhos expostos pelos alunos. O gestor municipal aproveitou o momento, diante da presença expressiva de professores, para reafirmar o compromisso de executar o projeto de implantação de energia solar nas escolas municipais, especialmente nas regiões de rios e planalto.
“Vou aproveitar esse momento de ‘aglomeração’ de vocês e reafirmar nosso compromisso com a educação por meio de um projeto que já começamos a executar, que é colocar energia solar nas escolas municipais, tanto na zona urbana quanto na zona rural. Já começamos no Tapajós, implantando em cinco das maiores escolas: Santo Inácio de Loyola, em Boim; Frei Marcos, no Parauá; Santa Luzia, no Muratuba; São Benedito, no Surucuá; e João Franco Sarmento, no Suruacá. A partir de agora, a energia vai possibilitar melhores condições para a alimentação escolar (armazenamento). Além disso, terão energia silenciosa e as atividades que dependem de energia serão desenvolvidas com mais tranquilidade. É um projeto que vamos colocar em prática ao longo do nosso mandato nas mais de 100 escolas da região de rios”, concluiu o gestor.


Autor:
Ronaldo Ferreira/ CCOM