1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. CEMEI Dr. Ubirajara Bentes lança projeto que estimula o hábito da leitura em alunos da educação infantil
CEMEI Dr. Ubirajara Bentes lança projeto que estimula o hábito da leitura em alunos da educação infantil Autor: Ronaldo Ferreira/CCOM

CEMEI Dr. Ubirajara Bentes lança projeto que estimula o hábito da leitura em alunos da educação infantil

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
'Balançando na Rede da Imaginação' proporciona experiência prazerosa e lúdica às crianças.

Foi realizada nesta sexta-feira (7), no CEMEI Ubirajara Bentes de Souza, no bairro Diamantino, a programação de lançamento do projeto 'Balançando na Rede da Imaginação: uma viagem ao mundo literário da educação infantil'. A iniciativa busca mostrar às crianças quão prazeroso é o hábito de ler, o que, consequentemente, afasta os bebês das telas.

Na programação, contação de histórias, teatro de fantoches, música e interação entre as crianças e o Grupo 'Arte Itinerante', da Escola de Artes Professor Emir Hermes Bemerguy. Uma oportunidade de tirar as crianças da rotina e apresentar a eles uma alternativa de incentivo à leitura, um estímulo que acontecerá dentro da creche, mas também no ambiente familiar.

A ideia do projeto é que os pequenos consigam ter mais contato com a literatura infantil e com a cultura regional, com o uso das redes durante a atividade. Ana Amélia Sousa, gestora do CEMEI, explica que o estímulo à leitura para as crianças traz diversos benefícios, como a clareza dos sentimentos, além de ensinar sobre infinitos assuntos. 

"Esse projeto é a realização de um sonho antigo saindo do papel, eu mesma que fiz as redinhas, e por meio dessa ideia esperamos proporcionar às crianças uma experiência agradável, diferenciada. As crianças do [ensino] integral já têm o hábito de dormir aqui, no CEMEI, mas elas dormem em colchonetes, agora vai ser diferente: elas terão o prazer de ouvir as histórias e descansar no conforto de uma rede", contou.

O CEMEI Dr. Ubirajara Bentes funciona há quase 40 anos, conta com uma estrutura de salas climatizadas e televisores. A partir da realização do projeto, com o redário móvel, a intenção é que a contação de histórias chegue a outros espaços da creche, e que atenda às 185 crianças matriculadas na instituição.

"Todas as turminhas terão a oportunidade de participar desse projeto, os professores vão fazer um rodízio no uso do redário, e em um segundo momento, as crianças poderão levar os livros pra casa e quando voltarem pra sala de aula, compartilhar as experiências com os coleguinhas", disse a gestora.

Dentre os benefícios de ler para um bebê ou criança pequena estão, o contato com outra dimensão de linguagem: o fluxo da fala, a entonação, rimas, melodias ou, simplesmente, as imagens dos livros, desenvolvendo assim, o hábito da leitura por prazer, não por obrigação. Além disso, haverá a abordagem sobre a origem da rede em contextos culturais, visto que, a leitura no 'balanço da rede' contribui para o relaxamento e a concentração.

O redário móvel foi confeccionado em estrutura metálica, por acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Ulbra Santarém, como resultado do projeto de extensão interdisciplinar, com o intuito de deixar um exemplo prático que beneficiasse diretamente a comunidade escolar.

"Ficamos muito felizes e orgulhosos em entregar esse projeto, foi uma 'solução' pensada por alunos homens, que pensaram nesse projeto como se fossem para os filhos, e certamente, nesse redário as crianças têm a sensação de 'estar em casa'", pontuou Patrícia Philippsen, coordenadora do curso.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.