A primeira noite do XVI Festival de Bandas de Santarém, realizado na Orla da cidade, foi um sucesso de público. A estimativa da cordenação é de 2 Mil e 500 pessoas. Dez grupos musicais se apresentaram na categoria Banda de Percussão na terça-feira, 9.
O evento contou com a participação especial da banda do Colégio Batista de Santarém, que com 100 integrantes trouxe pra ‘avenida’ um show no ritmo POP.
Para iniciar, oficialmente, o Festival, a primeira banda a se apresentar para os jurados e público presente, foi a da Escola de Artes Paulo Feitosa, do município de Belterra. Com um total de 40 componentes, fez uma homenagem aos filmes e desenhos animados dos anos 90, com o tema ‘Aventura e Ação’.
A segunda banda a participar do Festival, foi a da Escola Princesa Izabel. Com 30 componentes, e o tema ‘Viagem pelo Rock Nacional’, com um repertório de músicas de bandas como LS Jack e Jota Quest. Em seguida, a banda da Escola Municipal Alfredo Cerdeira, da comunidade Boa Fé, da região do Lago Grande. 43 componentes evoluíram, com o tema ‘Resgate Cultural Amazônico, Ritmos do Norte’.
A banda do Centro de Artes Profª Josefa Borges, de Belterra, foi a quarta a evoluir. Com 44 integrantes, o grupo apresentou um repertório com músicas da Jovem Guarda, ‘Uma viagem no tempo’. Na sequência, a banda da Escola Madre Imaculada entrou na avenida com 34 componentes, com músicas do tema ‘Brasil de Norte a Sul, Ritmo Contagiante’.
A sexta banda a participar do Festival, foi a CFC Profª Rosenilda Imbiriba, que se apresentou pela primeira vez no evento, com 40 integrantes e o tema ‘Brasil de todos os ritmos - a riqueza da miscigenação musical brasileira’. Outra banda que evoluiu foi a da Escola Haroldo Veloso, com 31 componentes, apresentando o tema ‘Ivete Sangalo, o axé contagiante’.
A oitava banda a se apresentar veio diretamente do Distrito de Curuai, no Lago Grande. A banda da Escola Municipal Tiago Xisto de Aragão, evoluiu com 41 componentes com um repertório de músicas nordestinas. Já a Escola Belo de Carvalho, trouxe a avenida o tema ‘Nos embalos do POP’. Seguida pela última banda da noite, vinda do município de Prainha, com 50 instrumentistas, a banda da Escola Pretextato da Costa Alvarenga, defendeu o tema ‘No tom que estremece’.
A coordenadora do Festival, Monique Marinho, enfatizou o sucesso das apresentações.
"Se apresentaram dez bandas inscritas na primeira categoria, Banda de Percussão. É uma felicidade ver o tamanho desse Festival! A cada ano, o investimento da Prefeitura nesse evento, aumenta, investimento também por parte das escolas, alunos, regentes, familiares dos alunos, e hoje à noite tem mais, e com certeza será sucesso, novamente", ressaltou.
Prestigiaram o evento, o prefeito José Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, o secretário municipal adjunto de Educação, Nilton Araújo, além de vereadores, secretários e coordenadores municipais.
A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, destacou a participação do público no Festival.
“Estamos, como sempre, contando com a participação maciça do público, no Festival de Bandas. E esse é um evento que a população aguarda ansiosa pra acompanhar, e comparece mesmo com torcida para as escolas que se apresentam. As bandas se preparam e ensaiam durante meses, e eu fico muito feliz em ver esse desempenho dos adolescentes e crianças já inseridos com a arte, desenvolvendo habilidades com a música e a dança", disse.
O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, elogiou a organização do evento e reforçou a grandiosidade do Festival, que conta com a participação não só de bandas de Santarém, mas de municípios vizinhos.
"Assistimos a um espetáculo com bandas representando Santarém, do Lago Grande também, e a participação dos municípios de Belterra e Prainha. Vimos shows lindos, criativos, e estão todos de parabéns!", finalizou.
O XVI Festival de Bandas de Santarém continua nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h, na Orla da cidade, com a apresentação de dez Bandas das categorias Musical Infantojuvenil e Musical.