1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Educação
  4. Bandas de Percussão se apresentam no primeiro dia do XVI Festival de Bandas
Bandas de Percussão se apresentam no primeiro dia do XVI Festival de Bandas Autor: Rony Aires | Caio Lobato

Bandas de Percussão se apresentam no primeiro dia do XVI Festival de Bandas

Tracy Costa
Publicado em - Atualizado
Centenas de pessoas assistiram às apresentações dos dez grupos musicais.

A primeira noite do XVI Festival de Bandas de Santarém, realizado na Orla da cidade, foi um sucesso de público. A estimativa da cordenação é de 2 Mil e 500 pessoas. Dez grupos musicais se apresentaram na categoria Banda de Percussão na terça-feira, 9.

O evento contou com a participação especial da banda do Colégio Batista de Santarém, que com 100 integrantes trouxe pra ‘avenida’ um show no ritmo POP.

Para iniciar, oficialmente, o Festival, a primeira banda a se apresentar para os jurados e público presente, foi a da Escola de Artes Paulo Feitosa, do município de Belterra. Com um total de 40 componentes, fez uma homenagem aos filmes e desenhos animados dos anos 90, com o tema ‘Aventura e Ação’.

A segunda banda a participar do Festival, foi a da Escola Princesa Izabel. Com 30 componentes, e o tema ‘Viagem pelo Rock Nacional’, com um repertório de músicas de bandas como LS Jack e Jota Quest. Em seguida, a banda da Escola Municipal Alfredo Cerdeira, da comunidade Boa Fé, da região do Lago Grande. 43 componentes evoluíram, com o tema ‘Resgate Cultural Amazônico, Ritmos do Norte’.

A banda do Centro de Artes Profª Josefa Borges, de Belterra, foi a quarta a evoluir. Com 44 integrantes, o grupo apresentou um repertório com músicas da Jovem Guarda, ‘Uma viagem no tempo’. Na sequência, a banda da Escola Madre Imaculada entrou na avenida com 34 componentes, com músicas do tema ‘Brasil de Norte a Sul, Ritmo Contagiante’.

A sexta banda a participar do Festival, foi a CFC Profª Rosenilda Imbiriba, que se apresentou pela primeira vez no evento, com 40 integrantes e o tema ‘Brasil de todos os ritmos - a riqueza da miscigenação musical brasileira’. Outra banda que evoluiu foi a da Escola Haroldo Veloso, com 31 componentes, apresentando o tema ‘Ivete Sangalo, o axé contagiante’.

A oitava banda a se apresentar veio diretamente do Distrito de Curuai, no Lago Grande. A banda da Escola Municipal Tiago Xisto de Aragão, evoluiu com 41 componentes com um repertório de músicas nordestinas. Já a Escola Belo de Carvalho, trouxe a avenida o tema ‘Nos embalos do POP’. Seguida pela última banda da noite, vinda do município de Prainha, com 50 instrumentistas, a banda da Escola Pretextato da Costa Alvarenga, defendeu o tema ‘No tom que estremece’.

A coordenadora do Festival, Monique Marinho, enfatizou o sucesso das apresentações.

"Se apresentaram dez bandas inscritas na primeira categoria, Banda de Percussão. É uma felicidade ver o tamanho desse Festival! A cada ano, o investimento da Prefeitura nesse evento, aumenta, investimento também por parte das escolas, alunos, regentes, familiares dos alunos, e hoje à noite tem mais, e com certeza será sucesso, novamente", ressaltou.

Prestigiaram o evento, o prefeito José Maria Tapajós, a secretária municipal de Educação, Maria José Maia, o secretário municipal adjunto de Educação, Nilton Araújo, além de vereadores, secretários e coordenadores municipais.

A secretária municipal de Educação, Maria José Maia, destacou a participação do público no Festival.

“Estamos, como sempre, contando com a participação maciça do público, no Festival de Bandas. E esse é um evento que a população aguarda ansiosa pra acompanhar, e comparece mesmo com torcida para as escolas que se apresentam. As bandas se preparam e ensaiam durante meses, e eu fico muito feliz em ver esse desempenho dos adolescentes e crianças já inseridos com a arte, desenvolvendo habilidades com a música e a dança", disse.

O prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, elogiou a organização do evento e reforçou a grandiosidade do Festival, que conta com a participação não só de bandas de Santarém, mas de municípios vizinhos.

"Assistimos a um espetáculo com bandas representando Santarém, do Lago Grande também, e a participação dos municípios de Belterra e Prainha. Vimos shows lindos, criativos, e estão todos de parabéns!", finalizou.

O XVI Festival de Bandas de Santarém continua nesta quarta-feira, 10, a partir das 19h, na Orla da cidade, com a apresentação de dez Bandas das categorias Musical Infantojuvenil e Musical.

Mais imagens

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.