Mais um importante passo foi dado para concretizar o sonho do tão aguardado Distrito Industrial de Santarém: o Governo do Estado oficializou, no último dia 19 de maio, a liberação de recursos para a desapropriação da área. Em outubro do ano passado, o governador Helder Barbalho havia assinado o documento que autorizava a desapropriação e garantia a indenização aos antigos proprietários: uma área de 175 hectares, localizada entre a BR 163 (Rodovia Santarém-Cuiabá) e a PA 370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una) e um investimento de R$ 5 milhões.
"Este é um momento histórico. A confirmação deste ofício representa um passo concreto para a construção de um espaço que vai transformar a economia da nossa cidade, com geração de empregos, um estrutura moderna e a valorização das cadeias produtivas", disse o prefeito Zé Maria Tapajós.
O projeto conta com 125 lotes, dividido em seis zonas econômicas: indústria, construção civil, bioindústria, mineração não metálica, logística, comércio e serviços, e agroindústria.
O empreendimento terá espaços administrativos e de convivência, uma rede de 6,5 km de vias, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros centrais, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica.
"Tudo isso é resultado de muito diálogo, parceria e compromisso com o povo. Agradeço ao governador Helder Barbalho, agradeço, também, ao setor produtivo que tem sido um parceiro da prefeitura, além dos nossos parlamentares, que estão sempre, junto com o Executivo, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município", enalteceu Zé Maria.
Após a construção e entrega, o Distrito será gerido pela Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), que ofertará as áreas para a instalação de empresas privadas.