1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Desenvolvimento Econômico
  4. Transforma Santarém conclui formação para barraqueiros com foco em atendimento, direitos do consumidor, empreendedorismo e sustentabilidade
Transforma Santarém conclui formação para barraqueiros com foco em atendimento, direitos do consumidor, empreendedorismo e sustentabilidade Autor: Ascom Semdip

Transforma Santarém conclui formação para barraqueiros com foco em atendimento, direitos do consumidor, empreendedorismo e sustentabilidade

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a potencialidade econômica e qualidade dos serviços dos empreendedores.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Planejamento (Semdip), concluiu nesta terça-feira (10) a primeira atividade de 2026 do Programa Transforma Santarém, capacitação voltada aos barraqueiros que irão atuar no Circuito Tapajônico de Carnaval – Orla Praça Tiradentes.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a potencialidade econômica local e aprimorar a qualidade dos serviços prestados pelos empreendedores durante o período carnavalesco. No segundo e último dia de formação, foram abordadas temáticas essenciais como atendimento ao cliente, direitos do consumidor, empreendedorismo e sustentabilidade, complementando os conteúdos do primeiro dia, que tratou sobre manipulação de alimentos.

Gestão Municipal investe em capacitação profissional para geração de renda.
Gestão Municipal investe em capacitação profissional para geração de renda.

De acordo com a coordenadora do Programa Transforma Santarém, Mayra Santos, a formação reforça o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos trabalhadores.

“A capacitação teve como objetivo fortalecer a potencialidade econômica local, seguindo as orientações do secretário da Semdip, Michell Martins, e do prefeito Zé Maria Tapajós, que priorizam cada vez mais a qualificação profissional. Esta ação foi direcionada aos trabalhadores que atuam diretamente no comércio durante o carnaval. Tivemos êxito ao trabalhar temáticas fundamentais, como a manipulação de alimentos no primeiro dia e, no segundo, direitos do consumidor, atendimento ao cliente, empreendedorismo e sustentabilidade”, destacou.

Leia também:

Uma das instrutoras da capacitação, a procuradora jurídica do município, Natasha Lazzaretti, conduziu o módulo sobre direitos do consumidor, abordando deveres do fornecedor, relações de consumo em eventos, práticas proibidas e orientações para evitar conflitos.

“O carnaval é um momento de festa, mas também é um ambiente de trabalho. Essa capacitação é essencial porque apresenta situações práticas que os barraqueiros podem vivenciar, ajudando a prevenir transtornos, prejuízos e conflitos. Medidas simples fazem a diferença para garantir mais tranquilidade no trabalho e um atendimento de qualidade aos foliões”, explicou.

Trinta microempreendedores foram contemplados com a iniciativa.
Trinta microempreendedores foram contemplados com a iniciativa.

Para os participantes, o aprendizado contribuirá diretamente para a atuação durante o evento. O barraqueiro Samuel Parente avaliou a capacitação como positiva.

“Foi uma oportunidade muito importante. Aprendemos sobre atendimento, direitos do consumidor e organização do nosso negócio. Vou aplicar tudo o que foi repassado para melhorar meu trabalho e atender bem os clientes durante o carnaval”, afirmou.


Ao todo, 30 barraqueiros, credenciados por meio da Chamada Pública nº 001/2026, da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), participaram da capacitação. A ação contou ainda com a parceria da Divisão de Vigilância Sanitária (DVS/Semsa), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Programa Prospera, do Banco Santander, que contribuíram com orientações técnicas e educativas.


Abordagens da Formação:

Direitos do Consumidor
Responsável: Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Santarém

Direitos básicos do consumidor; deveres do fornecedor; relação de consumo em eventos públicos; práticas proibidas; cuidados para evitar conflitos; importância do atendimento transparente e responsável.

Sustentabilidade
Oficina de educação ambiental e gestão de resíduos, visando à preservação do local de trabalho.
Responsável: Semma

Preservação ambiental no espaço de trabalho; destinação correta dos resíduos sólidos; redução do uso de descartáveis; organização da barraca; cuidado com o espaço público; sustentabilidade aplicada a eventos populares.

Atendimento ao Cliente e Empreendedorismo
Responsável: Prospera / Banco Santander

Boas práticas de atendimento; comunicação e postura profissional; fidelização de clientes; noções básicas de empreendedorismo; organização financeira e visão de negócio.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.