1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Desenvolvimento Econômico
  4. Oficina em atração de investimentos aponta Santarém estratégica ao elevado receptivo, segura e competitiva para investidores.
Oficina em atração de investimentos aponta Santarém estratégica ao elevado receptivo, segura e competitiva para investidores. Autor: Semdec

Oficina em atração de investimentos aponta Santarém estratégica ao elevado receptivo, segura e competitiva para investidores.

Alciane Ayres
Publicado em - Atualizado
A capacitação foi realizada com facilitadores no formato presencial e on-line.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Inovação e Tecnologia (Semdec) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec)  realizaram na manhã desta sexta-feira (26/09), a Oficina em atração de investimentos.  As diretrizes que nortearam a capacitação foram as apresentações de metodologias e ferramentas para fortalecer a capacidade institucional do município na recepção de empreendimentos e na criação de um ambiente seguro e competitivo para os investidores.

Para o secretário da Semdec Michell Martins, “a capacitação faz parte de um conjunto de ações entre os governos municipal e estadual com a finalidade da elaboração do plano de atração de investidores para Santarém, aliado a estratégia do desenvolvimento ao nosso município. O nosso prefeito Zé Maria Tapajós vem coordenando com a equipe de secretariado, ações internas que visem a segurança jurídica para esses investidores, agilidades necessárias para que possamos favorecer essas instalações desses investidores em Santarém. E com foco ao distrito industrial, é uma realidade, seguimos vencendo as etapas, o governo do Estado, já empenhou recursos para desapropriação das áreas, e assim passar a posse ao Estado e com isso junto com a Prefeitura de Santarém possibilitar a execução desse esperado investimento na região”. 

No formato híbrido estiveram os facilitadores da Codec, presencial, o assessor de relações institucionais, Evandro Diniz e on-line, o diretor de tração de investimentos e negócios Manoel Ibiapina.

“O município de Santarém elevou-se ao patamar a investidores, quando iniciou a partida para construção do Distrito Industrial de Santarém, vai impactar toda a região na geração de emprego, renda, diversificar diversas cadeias industrias. E Santarém precisar estar preparado ao momento que chegar investidores de outros lugares interessados em conhecer as vantagens de investir neste município. E nesta capacitação exercitamos as trocas de conhecimentos, descobrir e traçar as ações estratégicas e prioritárias que precisamos levar em conta aos pretensos investidores”, disse.

Após essa etapa, é previsto o lançamento do Guia do Investidor de Santarém. O objetivo do guia é reunir informações sobre o município para facilitar a identificação das melhores oportunidades de investimento na região. Quando ocorrer o lançamento e publicação, os poderes executivos local e estadual convidam investidores, turistas e visitantes a conhecer e descobrir o que Santarém tem de melhor. “Temos resultados significativos, em cidades do Pará, que existe o Guia do Investidor, porque apresentamos o município para o âmbito nacional internacional”, reiterou Diniz.

Os participantes da capacitação foram servidores municipais das secretarias ligadas ao setor produtivo como a Semdec, Agricultura e Pesca (Semap), Finanças (Sefin), Esporte e Lazer (Semjel),  Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), Portos (Sempta), Urbanismo e Serviço Público (Semurb),  Turismo (Semtur), além de aberta à Secretaria Regional de Governo do Estado do Pará,  Associação Comercial e Empresarial de Santarém  (Aces) e Sindicato Rural de Santarém (Sirsan).

No Baixo Amazonas, o treinamento da Codec abrange os municípios de Santarém, Itaituba e Oriximiná. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.